sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Voto Nulo x Voto em Branco. Qual é a diferença?



Véspera de eleição, nesse fim de semana nós brasileiros escolheremos por mais 4 anos representantes Vereadores e o Prefeito do município em que votamos.

Por isso resolvi fazer um post sobre as diferenças do Voto Nulo e Voto em Branco.

Praticamente todas as pessoas que eu converso sobre isso me falam o seguinte:
"Votar nulo ou em branco é a mesma coisa que votar no candidato vencedor, pois seu voto vai para o candidato mais votado" 
Outra opnião muito comum é:
"Se os votos nulos ou em branco forem mais que 50% a eleição será refeita com novos candidatos"
Alguns radicais também dizem:
" Votar nulo ou  em branco é uma forma de protesto, de mostrar que nenhum dos candidatos presta"
Será que isso é verdade? Veremos...

Voto em Branco

Em toda campanha pública, aprendemos como votar, digitar, apertar o botão verde e escutar a musiquinha, e se quiser votar em branco, basta apertar BRANCO depois CONFIRMA, mas para que serve o voto em branco,  o que significa e qual é a consequência de "Votar em Branco"?

No Brasil, de acordo com a lei Nº 9.504, de 30 de Setembro de 1997, o voto em branco é registrado para fins estatísticos, mas NÃO é computado para candidato ou partido político que esteja em vantagem na quantidade do numero total de votos. Sendo assim, o voto em branco não possui validade de seleção de candidatos em si.

Voto Nulo

É considerado voto nulo a ação do eleitor quando este digita um número ao qual não corresponde nenhum candidato ou partido político (por exemplo, 00).
Embora muitos e-mails e correntes nas redes sociais incentivam o voto nulo, dizendo que se a maioria dos votos forem nulos deverá haver uma nova eleição, com novos candidatos, a verdade é que esse mito surgiu de uma má interpretação do Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) que trata da nulidade de votos, ou seja, votos fraudados e não votos nulos.

Conclusão

Portanto, as diferenças se limitam apenas em suas definições, pois não há diferenças práticas entre os dois tipos de votos, tanto os Votos Nulos quanto os Votos em Branco, não são contabilizados nas eleições, eles não vão para os candidatos mais votados nem para partidos e não tem "poder" de invalidar um eleição, nem mesmo se atingirem mais de 50%, pois não são considerados votos válidos, são simplesmente ignorados e são desconsiderados na contagem de votos.
Por isso, a dica aos eleitores ainda é estudar bem as campanhas para ter um voto consciente, e optar pelo voto branco ou nulo somente aqueles que não se sentem preparados para escolher o candidato, pois essas ações não atingem os políticos e não são formas de protesto.

Fonte: http://www.tse.jus.br/ (Tribunal Superior Eleitoral)

Vote no prêmio TOP BLOG e concorra a prêmios:




7 Comentários:

Responder

Resumindo, se quiser protestar, NÃO vote. O percentual de abstenção vem crescendo a cada eleição. Já estamos na casa dos 20 %. Isto muda alguma coisa ? por enquanto não, mas vamos aumentar este percentual e ver o que vai dar. Quando os políticos vão rever as "suas" leis ??? Não sei, só sei que criticar e continuar votando neles, não vai mudar nada!

Responder

o que será desses pseudo-intelectuais no dia em que 80% da população votar nulo...

Responder

Interessantíssimo. Não sabia a diferença, e sempre quis saber como, realmente, funciona esse esquema de "votos para os mais votados"................. Bonzão mesmo!!

Responder

Otima materia meu amigo.Realmente nao sao forma de protesto.eles (nulos e brancos) nao entram para o quociente eleitoral que elege esta corja da nossa politicalha corrupta.
Eu respeito sua opinia, mas não concordo com isto:

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Este tipo comentario, esta se tornando uma praga e gerando uma quantidade imensa de spam.
Tem como contornar isto? Ex um link especifico para tal?
abraços

Responder

@Rafael

Rafael, não entendi.
Você não queria que as pessoas deixassem o link de seus blogs nos comentários??

Acho que deve ter alguma forma de impedir links, mas eu não conheço.

Responder

Então forma de protesto e eleger Tiririca, Romário, Jean Willis e outros inúteis que foram eleitos pelos que estavam protestando e agora estamos vendo a nulidade do voto deles no congresso com essa corja.
Neste caso é melhor votar nulo, já que tudo de ruim é eleito nesse pais, melhor não participar da zona.

Responder

Votos brancos e nulos são práticas de votação com cédulas de papel. Infelizmente importou-se isso para a urna eletrônica. Não faz sentido uma urna eletrônica ter um botão "BRANCO". Quanto ao voto nulo, o software da urna deveria aceitar somente número válido de candidato. Simples, não???

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More