segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como criar uma Loja Vitual de sucesso?





Uma maneira simples de se ganhar dinheiro na internet é através do comércio eletrônico, ou seja, vender ou revender produtos na internet. Para isso existem diversas formas, seja através de Redes Sociais, Sites de Leilão ou Lojas Vituais. Hoje o post será dedicado aos empreendedores que estão querendo, ou já possuem, uma loja virtual. Daremos algumas dicas de negócio, de forma resumida, pois o tema é amplo e pode ser aplicado em milhares de setores do comércio varejista e atacadista. Apresentaremos também algumas ferramentas disponíveis na Internet que pode colaborar muito com o sucesso do empreendimento.

O QUE É UMA LOJA VIRTUAL?

Vamos começar pela apresentação de uma loja virtual através dessa definição que encontrei na internet:
Uma loja virtual é um site que permite a venda através da internet. Também é conhecido como e-commerce ou comércio eletrônico. O site deve permitir o cadastro de produtos e preços pelo administrador da loja, fazer o cálculo automático de fretes e possibilitar o pagamento da compra pelo cliente. 
Não confundir loja virtual com sites institucionais que apenas descrevem a empresa. Uma loja virtual, essencialmente permite a venda completa de produtos através dela.

O QUE VENDER?

Esse é o ponto crucial na escolha de um negócio. eu não vou falar aqui para você vender aparelhos eletrônicos e celulares por serem os produtos mais comprados online, mas com maior quantidade de vendedores, nem para você vender doces exóticos regionais, pela exclusividade do negócio, porém baixa demanda.
Escolher o ramo e que você vai trabalhar será a sua função principal para o inicio, a dica é além de encontrar produtos com grande procura, você deve pensar também no tamanho do investimento, e principalmente, nos seus fornecedores, seus parceiros que não te deixarão na mão quando precisar repor ou atualizar seus estoques com novidades e bons preços, na facilidade de compra e transporte, viabilidade de estocar o produto, qualidade, garantias, etc.

Isso tudo irá definir os preços de seus produtos e, consequentemente, sua margem de lucro. Saiba sempre pechinchar. Lembre-se que preço não é tudo, você deve estar antenado para as novas tendências, e sempre que puder, ouça os seus clientes.

QUANTO CUSTA?

O preço de abrir uma loja online varia de acordo com os serviços contratados.
Você pode abrir uma loja sem custos algum utilizando a plataforma do Mercado Shops, ou então contratar serviços da Locaweb ou algum Webdesigner Profissional para criar o seu site.
Se você já tem os produtos para vender, o investimento em um site será baixo se você não quiser arriscar muito.
Mas lembre-se, no mínimo terá que comprar um domínio próprio e investir um pouco em publicidade, principalmente no Google e nas Redes Sociais.

O maior investimento que você terá que fazer para a criação de sua loja virtual, será o tempo investido, pois no começo, serão noites em claro para deixar o site "redondo", atender clientes e divulgar a sua loja.

O ideal é agregar serviços já bem indicados na internet como o sistema de pagamento PagSeguro ou Mercado Pago, e contratar hospedagem em servidores bons para seu site nunca ficar fora do ar.

Se você não entende nada de internet, não exite em contratar profissionais para criar sua logomarca, seu site, etc, pois a beleza e usabilidade de sua página, serão os maiores atrativos perante os concorrentes.

Uma loja feia e difícil de usar não conseguirá manter seus clientes por muito tempo.

PARCERIAS

Hoje em dia, graças às Redes Sociais, tudo está conectado, e seus consumidores irão falar bem ou mal de sua empresa para os amigos e amigos dos amigos.
Eles visitam sites de noticias, lêem e-mails, jogam, ouvem músicas, internet banking e se relacionam com amigos. O search engine optimization depende muito mais do que acontece fora do site do que dentro.

Empresas bem sucedidas no comércio eletrônico se relacionam bem com parceiros e tem alguém em seu quadro de funcionários dedicado a criar e manter parcerias. Invista em programas de afiliados, recompensando bem as fontes de negócios e feche parcerias com Blogs, Fóruns e sites relacionados ao seu setor de mercado.

DICAS BÁSICAS

O que é necessário para montar uma loja virtual? Várias aspectos devem ser observados quando se planeja montar uma loja virtual. Basicamente o que é estritamente necessário para montar uma loja virtual: 

1 - Ter domínio sobre uso de internet e e-mails, saber criar e editar imagens de forma básica. (Geralmente o site do fabricante dos produtos que você pretende comercializar dispõem de fotos.)
2 - Ter os produtos que você irá vender, conhecer fornecedores, etc ...
3 - Fazer um planejamento estratégico com análse de mercado e concorrentes. Para descobrir se o que você vai vender é viável. 
4 - Investir em Marketing Online pago e divulgar nas Redes Sociais e Sites Parceiros
5 - Ter conhecimentos sobre comércio, ativadades comerciais em geral. Um conhecimento básico sobre a área financeira é muito importante.
6 - Registrar o Domínio Próprio que custa cerca de R$30,00 por ano. 
7- Registrar a empresa pelo menos no MEI (Micro Empreendedor Individual) para dar credibilidade a seu negócior, poder retirar Notas Fiscais e fechar contratos com Pessoas Jurídicas além de conseguir financiamentos bancários e estar em dia com os impostos.
8- Na escolha de serviços, tais como servidores, web-designers e sistemas de pagamento, escolher aqueles que são mais bem recomendados para prevenir transtornos futuros.

O MAIOR SEGREDO DO SUCESSO

Na minha opinião o maior segredo para se ter uma loja virtual de sucesso não é o site, nem os preços, muito menos os produtos vendidos.
O bem de maior valor de uma Loja Online é o bom atendimento ao cliente, a prestatividade e honestidade que a empresa transmite para quem compra.
Responder rapidamente aos e-mails de contato, fornecer informações sobre o produtos, informar prováveis atrasos de fabricação ou entrega, fornecer meios de pagamentos, manter o cliente informado sobre as novidades e promoções, tirar dúvidas, etc.
Basicamente, ter uma pessoa responsável somente em atender os clientes e agradá-los é o principal atributo que uma Loja Online deve ter.

EXEMPLO DE SUCESSO

Uma Loja Online em que nós pudemos colaborar e ajudar a ser criada é a loja da empresa, parceira do blog,  Brilhante Laços. O site não custou mais do que R$1500,00 para ser criado e divulgado inicialmente e obteve bons resultados já nos primeiros meses, está presente nas redes sociais, no Youtube e possui um ótimo atendimento aos clientes, com 100% de qualificações positivas na internet.
Hoje a empresa cresceu,  e está cada vez mais aumentando sua carteira de clientes.
Visite o site deles, faça uma compra, entre em contato com seus vendedores e veja como o atendimento é rápido e de forma simples, educada e profissional. Além de venderem produtos com bons preços, bom gosto e ótima qualidade.

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