quarta-feira, 14 de março de 2012

A História da Harley-Davidson


"The Legend Rolls On", A lenda continua rodando. A história do "Mito", as máquinas Harley-Davidson, criaram não somente uma tecnologia, um novo modo de se locomover sobre duas rodas, mas também um estilo de vida, uma legião de fanáticos que eternizaram as mais fantásticas motos que existem no mundo.
Amplie seus horizontes e descubra aqui nesse post como tudo começou, conheça a incrível história da Harley-Davidson.



O INÍCIO
"Soul: That is the Difference" (Alma: essa é a diferença). Em 1903, na cidade de Milwaukee, dois jovens amigos, Arthur Davidson e Willian S. Harley tiveram uma idéia simples e inovadora, como todas as melhores invenções já criadas na história da humanidade, resolveram simplesmente instalar um motor em uma bicicleta, para andar mais rápido e encarar subidas sem cansar. 

Arthur Davidson e Willian S. Harley - Fundadores da Harley-Davidson
Na primeira tentativa a máquina era uma verdadeira engenhoca, o carburador era feito de uma lata em conservas. Foi uma falha completa: o engenho recusou-se terminantemente a andar, tinha um motor muito fraco. Outro problema ocorreu quando eles substituiram o motor por um mais potente, dessa vez foi o quadro da bicicleta que não aguentou.

A harmonia perfeita entre o quadro e o motor


A PRIMEIRA LENDA
"The Road Starts Here. It Never Ends" (A estrada começa aqui, mas nunca acaba). A partir de várias tentativas e erros, os  dois amigos conseguiram finalmente construir a sua primeira verdadeira maquina: tinha nascido à lendária Silent Gray Fellow. O motor de um cilindro inclinado de 410 cm³ que desenvolvia 3 cavalos estava equipado com uma válvula de admissão automática e com uma transmissão de correia. Produziram-se três exemplares, todos cinzentos, já com a cor fetiche da nova marca. Encorajado pelo resultado, William S. Harley tomou a decisão de se inscrever na universidade de Wisconsin a fim de melhorar os seus conhecimentos de mecânica. Em boa hora o fez, pois, graças a um motor retificado de 450 cm³ de 4 cavalos e a um quadro finalmente digno desse nome, saíram 50 exemplares das oficinas Harley-Davidson em 1906.

The Silent Grey Fellow - A Primeira moto Harley-Davidson
A partir de 1907 as coisas começam a esquentar, os primos Willian e Walter Davidson se unem aos fundadores e ajudam a produzir pelo menos 100 unidades da moto.
Walter então se inscreve em uma importante competição de resistência, organizadas pela Federação Americana de Motociclismo e alcança o primeiro lugar conseguindo assim demonstrar a qualidade das motos que eles produziam. Além disso, Walter Davidson bateu o recorde de autonomia, alcançando a marca de 300 km com apenas 5 litros de combustível.

A Recompensa veio naquele mesmo ano, quando a polícia dos Estados Unidos começaram a se equipar com as motos Harley-Davidson, lançando de vez a famosa empresa.



V-Twin Harley-Davidson
Assim, o primeiro V-Twin será construído em 1909, associado a duas outras iniciativas na época: o acelerador de punho rotativo e a forquilha em paralelogramo, precursora daquela que se tornou celebre na futura Springer.
Nessa época a Harley-Davidson foi anunciada como a única moto capaz de rodar 100 mil milhas com as peças originais
Harley-Davidson Springer

ENTROU PARA A HISTÓRIA

"The Eagle Soars Alone" (A águia voa sozinha).Embora hoje em dia nós não associamos as motos Harley-Davidson às pistas de corrida, há muitos anos essas máquinas bateram recordes, e foi assim que conseguiram provar a sua eficiencia e qualidade.
Hoje em dia, essas motos são sonhos, conhecidas em todos o mundo, associadas ao cinema, campanhas publicitárias, games, etc.
Embora, nas corridas, elas ainda ficam para trás das motos Européias e Japonesas, o motor silencioso mais famoso do mundo não perde sua classe.
Associadas aos Caras Maus, as motos Harley-Davidson vendem camisas, bonés, adesivos entre outros milhares de produtos que buscam aderir ao seu estilo de vida, um verdadeiro símbolo de liberdade.

AS PRIMEIRAS "TUNADAS"

"Live to Ride, Ride to Live" (Viva para rodar, rode para viver). Em 1925 as motos cinzentas começaram a ganhar cores e detalhes que buscavam atender o gosto dos motoqueiros, uma versão para competição.

Peashooster, 1925
Em 1928 mais um modelos com cores surgiu no catálogo, a Two Cam, proposta em duas versões: a JD, em 1000 cm³, e a JDH, de 1200 cm³.

Esses dois modelos citados, eram as máquinas mais rápidas do mundo, alcançavam 140 e 160 Km/h respectivamente


II GUERRA MUNDIAL 

Mais um fato que contribuiu significativamente para a história da Harley-Davidson foi a aquisição de motos pelo exército norte-americano utilizar na Segunda Guerra Mundial.

WLA3 - Utilizada na II Guerra Mundial
O Pentágono solicitou à Harley-Davidson o desenvolvimento de um modelo especial para ser utilizado na Guerra, porém a empresa se recusou a fazer pois eles não queriam investir nessa "modalidade" e sim somente na competição das pistas de corrida.
Então o exército procurou por outra empresa, a Indian, que forneceu algumas motos para as forças armadas, mas que não conseguiram atender suas expectativas. Foi quando o Pentágono voltou a negociar com a Harley-Davidson e entraram em um acordo de fornecimento e aprimoramento do modelo WLA.

Nesse momento, quase toda a produção da empresa era militar e foram produzidos 88 mil unidades motos de 750 cm³ em versões WLAWLC e WSR com e sem side-car.

O MESMO PROCESSO DESDE SEMPRE

"A Legend Can't Stand Still" (Uma lenda não pode ficar parada)Em Harrisburg, na Pensilvânia com os efeitos do passado. A fabrica dos quadros, as pinturas dos depósitos, a instalação dos motores, a implantação dos feixes de cabos elétricos, tudo é feito à mão como provavelmente se fazia há cinqüenta anos atrás. 

Nada mudou: dos tambores com rodas aos óculos de plástico até o banco de ensaio que precede a colocação da película protetora e a embalagem em caixas de madeira. As oficinas de pintura são seguramente o mais espantoso. Batidos a partir de duas chapas de metal planam, os depósitos nascem à união de duas conchas de metal. Colocados em grandes estantes metálicas, vão em seguida passar de mesa em mesa para receber as camadas dos mais variados protetores, de pinturas laçadas e de verniz. Bombas de pintura e pequenos pincéis constituem todo o material destes artistas. Os azuis estão lado a lado com os negros e os vermelhos na mais notável desordem como se estas escolhas tão importantes se devessem apenas à vontade do momento destes pintores. 

As motocicletas da Harley Davidson resumem com precisão o sentido da liberdade e da subversão. 


O MUSEU
"Until You've Been on a Harley-Davidson, You Haven't Been on a Motorcycle" (Se você nunca andou em uma Harley-Davidson, então nunca andou em uma moto). O Harley-Davidson Museum carrega quase 105 anos de história e está localizado próximo ao centro da cidade de Milwaukee, tendo sido inaugurado em 12 de julho de 2008. O museu de 12 mil m² acrescenta uma nova dimensão à experiência Harley-Davidson. Os visitantes têm uma sensação da liberdade, da amizade e do orgulho que os motociclistas Harley-Davidson experimentam sempre que ligam suas motocicletas.
Cada galeria e exposição é um testemunho dessas lendárias motocicletas, das pessoas que as fabricaram e, obviamente, de cada indivíduo que sentiu seu ronco poderoso em trecho longo de asfalto.

No Harley-Davidson Museum você pode:
  • Passear pelas exposições que contam tudo sobre as pessoas, os produtos, a história e a cultura extraordinária da Harley-Davidson. Além da fantástica coleção de motocicletas, há ainda fotos, vídeos, roupas, documentos raros e outros artefatos.
  • Conferir parte dos arquivos jamais abertos antes ao público e que contam com mais de 450 motocicletas e milhares de artefatos que nossos arquivistas selecionaram especialmente para estas exposições.
  • Ler as mensagens personalizadas criadas por pessoas de todo o mundo em Living the Legend, nas paredes e praças Living the Legend.
  • Passear pelo Museu de 8 hectares (20 acres), aprecie a calçada à beira do rio ou apenas relaxe à margem d'água apreciando o horizonte de Milwaukee.
  • Dar uma olhada nos itens exclusivos inspirados no museu na The Shop.
  • Examinar a arquitetura industrial e a atenção aos detalhes presente interna e externamente nos três prédios do museu.



LIVRO HARLEY-DAVIDSON
Tem muito mais curiosidades e histórias fantásticas que fazem parte da criação e trajetória da Harley-Davidson. Para você saber mais coisas sobre essa lenda leia o livro abaixo:
Clique na Imagem para comprar

VIAJE NO TEMPO (FOTOS)

Veja fotos das Lendas da Harley-Davidson, as mais antigas e clássicas motos de 1903 até 1966:

1903
Essa foi a 1ª Harley - Davidson, era uma bicicleta com um motor de 400cc.


F-Head Single 1905


1908 - F-Head Single Silent Grey Fellow

Modelo 5D, V-Twin de 1909



7D Silent Grey Fellow de 1911


Modelo 7 de 1911


Modelo 11J de 1915


Modelo WJ Sport Twin de 1919


Big Twin de 1921 a 1929


Modelo JD 1926


JH Two Cam de 1928 e 1929


1929: "Forty-Five" 45, modelos D

932-1936: Segundo "Forty Five", modelos R, RL y RLD


1937- 1951: O 3º e definitivo "Forty-Five", WL45


1930 - 1936: os Big Twin de 1.200 cc
Modelos V y VL 

1937 - 1948: A serie U


1936 - 1947: E61 e EL61 "Knucklehead"


1948 Panhead Springer


1949 - 1957: A Hydra Glide

1958 - A Duo Glide

1964: Electra-Glide com motor Pan Head



1966: Electra-Glide motor Shovel Head


MODELOS 2012 (Clique na Foto para Ampliar)
Conheça os novos modelos das motos Harley-Davidson:

883 Roadster

1200 Custom

Iron 883 


Softail Fat Boy

 Heritage Classic

CVO Ultra Classic


Touring Street Glide

Electra Glide






5 Comentários:

Responder

Gostei muito do relato, parabéns!!! Post mto bem escrito

como uma apaixonada convicta por moto, é sempre interessante ler sobre esses clássicos, é cada máquina ... lindas demais.

Td de bom.

Responder

Quanto mais antigas, mais bonitas!

Responder

Tá rolando uma promoção que vai dar ingressos para a Stock Car em Curitiba! Camarote com open food, open bar, e uma volta rápida em um dos carros da Stock Car!

É só completar a frase "CURITIBA combina com VELOCIDADE porque...", curtam a minha frase e me ajudem a ganhar!

o link é esse http://on.fb.me/FStowC

Responder

Adoreeei ler sobre a história da Harley-Davidson, nossa, que de mais!
Toda o enredo de como foi criada a primeira moto e saber que elas foram tão essenciais na segunda guerra (eu adoro ler tudo sobre a 2º guerra).
Ainda por cima os modelos são lindos, únicos, até então eu via essas motos honda, suzuki ou outras e nunca achei tão legais, mas as Harley são lindas!
Um dia eu terei uma dessas rs

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More