sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Monetização de Blogs: Conquistar Backlinks


Continuando com a série Monetização de Blogs 4º post relacionado ao tema, estou aqui para falar sobre backlinks, sua importancia e como conquistá-los. Na introdução dessa série nós vimos como Despertar o interesse dos seus clientes e A importância de ter conteúdo no blog, e ainda, Como Gerar mais Trafego Orgânico.
Considerando que você leu as 3 primeiras etapas dessa séria, agora você já possui um blog/site interessante, bem organizado, com um template prático e um conteúdo interessante que está, de alguma forma, atingindo o seu público alvo, seja um blog sobre Notícias, Celebridades, BBB, Internet, Sustentabilidade, Tecnologia, Ciências, Empreendedorismo, Marketing, Humor, Moda, Atualidades, Variedades, etc. Não importa, o que vale é que há pessoas gostando e se interessando pelo seu blog.


O QUE SÃO BACKLINKS?

Backlinks são basicamente links em outros sites ou blogs que direcionam para o seu blog ou alguma postagem sua.
Os backlinks permitem que você acompanhe quais páginas na Web levam às suas postagens. Por exemplo, suponha que Eu escreva um post que você ache interessante. Então você vai para seu próprio blog e escreve uma postagem a respeito, com um link para a postagem original daqui do Colunas de Hércules. Agora a postagem daqui exibirá, automaticamente, que você tem um link para ela e fornecerá um snippet de seu texto e um link para sua postagem. Isso tudo funciona como uma maneira de expandir o recurso de comentário de modo que as discussões relacionadas em outros sites possam ser incluídas juntamente com os comentários comuns em uma postagem.

Aqui no blog Colunas de Hércules, você encontra esse recurso no final da página, logo após o espaço para comentários, um Gadget igual a esse abaixo:

LINKS PARA ESTA POSTAGEM





PORQUE BACKLINKS SÃO IMPORTANTES?
Lembrando que essa série de postagens tem como foco a Monetização de Blogs, ou seja, são dicas para ganhar dinheiro com seu Blog/Site.
A receitá mágica para ter uma página lucrativa é que seu site receba muitas visitas e que essas voltem constantemente a sua página, ganhem confiança, encontre-a facilmente nos buscadores (Google, Yahoo, etc) e visualize as publicidades que existem em sua ágina, compre produtos, clique nos anuncios, visite páginas dos anunciantes e parceiros, faça uma doação, etc. Sejá lá qual for a maneira que você fará para receber pagamentos de seus leitores e programas de afiliados (Isso será discutido em outras postagens).
Os Backlinks ajudam justamente e principalmente na visibilidade do seu site e de suas postagens, pois além de seus links estarem espalhados em outros sites e blogs, que provavelmente possui um público de seu interesse (que se interessam pelo seu conteúdo), um dos critérios para subir no ranking dos buscadores é justamente a quantidade de backlinks "relevantes".
Além disso, os backlinks também são uma forma de espalhar o seu conteúdo pelas redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter, etc)

Basicamente, quanto mais backlinks seu site tiver em outros sites relevantes e coerentes ao seu conteúdo, à sua proposta de blog, mais fácil será para potenciais leitores encontrarem seu blog, seja nos buscadores, nas redes sociais ou em outros blogs que eles já visitam.

COMO CONQUISTAR BACKLINKS?
Agora que sabemos a importância que tem os backlinks para a colocação do seu blog em um status mais elevado nos buscadores e na comunidade de blogs que se identificam com sua página, vamos saber algumas técnicas práticas para conquistar backlinks.

  1. Blogs Interessantes: Se você tem um blog sobre Política por exemplo, não será interessante ara você ter um backlink em um blog cujo tema seja Maquiagem por exemplo. O Interessante é ter links de suas postagens em sites onde o público que você deseja atingir visita constantemente. Então tente conversar com o autor do blog, fale um pouco sobre suas metas e ofereça um plano de parceria com ele, uma troca de banners, troca de links, etc. Qualquer maneira que faça seu blog ter um link fixo no site dele e em troca você fará o mesmo por ele.
  2. Comentários: Outra maneira muito interessante de se conseguir backlinks é adicionando links do seu blog nos comentários que você faz em outros blog, porém aqui você deve ter muito cuidado, para não ser considerado um Spammer e "se queimar" na comunidade blogueira. Para isso escolha blogs de seu interesse e faça comentários relevantes e inteligentes, leia a postagem na íntegra e o link que você deixar deve fazer parte do comentário, ou seja, acrescentar informações para seu comentário, assim o autor e outros leitores daquele blog poderão visitar seu blog e se gostarem tornarão-se adeptos às suas postagens e idéias
  3. Comunidades, Fóruns e Redes Sociais: Da mesma forma do ítem acima, você pode também participar de fóruns e discuções nas redes sociais, deixando, sempre com conteúdo relevante, um link para seu site.
  4. Informação Exclusiva: Pesquise bastante quando postar sobre algum tema e seja original, se você criar um texto 100% original e com uma informação nova e exclusiva, atrairá novos leitores e haverá geração de backlinks
  5. Yahoo Respostas: Essa técnica eu mesmo que criei, participando dos Yahoo Respostas, ajudando pessaos que tem dúvidas sobre assuntos da área que você escreve é uma ótima maneira de criar backlinks.
  6. Utilize agregadores de links: Essa, pode ser a melhor forma de gerar backlinks e aumentar o trafego de seu blog, porém existem técnicas para chamar a atenção dos leitores e para suas postagens serem aprovadas, por isso eu dedicarei uma postagem da série Monetização de Blogs somente para este ítem.
FRASE
"Blogueiro não tem sindicato, salário, férias, mas faz muita, muita hora extra"

Índice da Série
  1. Despertar o interesse dos seus clientes
  2. A importância de ter conteúdo no blog
  3. Gerar mais tráfego orgânico
  4. Conquistar Backlinks
  5. Agregadores de Links e Notícias
  6. Investir dinheiro
  7. Ferramentas importantes para um problogger
  8. Diversificando a monetização
  9. Valorizar o seu blog com diferenciais
  10. Expandir o seu negócio
  11. Considerações finais




2 Comentários:

Responder

Muito bom , ajudou bastente o conteudo do seu blog, continuo lendo suas edições
http://www.danyinflaveis.com.br

Responder

TV online Muito Bom conteúdo tenho seguido e isso deu resultado.

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More