segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Monetização de Blogs: A importancia de ter conteúdo no blog.

Chegou o segundo post da série Monetização de Blogs. No primeiro post da série nós demos algumas dicas para os bloguiros dominarm o seu blog, usar ferramentas online, otimizá-lo e deixá-lo pronto para ser um sucesso, para dar o primeiro passo rumo aos seus objetivos.
Agora a nossa missão de aprender ensinando como monetizar um blog, daremos destaque para a Importancia de ter conteúdo no blog.



INTRODUÇÃO

Bom, não é novidade para ninguem que para um blog ter sucesso ele precisa ter bons posts, boas imagens, assunto de interesse geral ou de nichos, mas quando eu falo de ter um conteúdo eu me refiro ao arquivo do blog, as páginas que estão indexadas nos buscadores, colunas, marcadores, resumindo a quantidade de postagens boas que o blog possui para que os leitores consigam navegar e encontrar aquilo que sua página lhes deu como primeira impressão.

Por Exemplo, aqui no Blog Colunas de Hércules, um leitor que gostou da matéria Mc Donald's - História e Curiosidades pode se interessar em conhecer a história de outras empresas que ele conhece, como a Coca-Cola, Nike, Habib's. Se ele buscar por isso no arquivo do blog e não encontrar, ele ficará com a impressão de que o blog não é completo e consequentemente ficará insatisfeitos, aumentando a sua taxa de rejeição mostradas no Google Analytics ou outro serviço que você utiliza.

Resumindo, um blog para ser bem monetizado, precisa de conteúdo, quantidade de posts de qualidade e isso leva algum tempo para se conseguir.

A IMPORTÂNCIA DE TER CONTEÚDO NO BLOG

A grande maioria dos blogueiros vive na ilusão de que basta criar um blog, escrever algumas dezenas de artigos e o dinheiro  vai começar a entrar. Infelizmente as coisas não funcionam assim, e existem uma série de fatores importantes a se considerar para um blog começar a render, o conteúdo é um dos principais. Muitos desistem pelo caminho, muitos não chegam sequer a ganhar dinheiro, e outros sofrem diariamente com as dificuldades de tornar o tráfego do seu blog rentável.

O Blogueiro de verdade é aquele que escreve sem medo, com a intenção de compartilhar informações, notícias e conhecimentos com o mundo e conhecer pessoas, ampliar a sua rede de contatos e consequentemente a sua mente.
Mas como dá muito trabalho para se manter um blog, altas madrugadas acordados mexendo no template, aditando posts, pesquisando assuntos para o tema dos artigos, fonts, imagens, nada mais justo que o blog dê algum retorno financeiro para compensar tanto esforço.

Sendo mais objetivo, de acordo com as minhas experiências na blogosfera, um blog precisa de aproximadamente 12 meses de conteúdo original para o blogueiro começar a pensar em monetização.

DEMORA ALGUM TEMPO

Em média um bom blog só começa a ter resultados significativo após 150 postagens de qualidade.

Ao criar um blog, o principal objetivo deve ser focado no conteúdo, otimizar as postagens e formar um bom arquivo. Como essas dicas estão sendo direcionadas para blogueiros já experientes, que possuem blogs por no mínimo 6 meses eu acredito que todos que estão lendo tem potencial de chegar a monetizar o blog, pois já estão com um template formado, definitivo, um bom conteúdo e sabem ser blogueiros, ou melhor, já são blogueiros e dos bons e todos sabem que a cada dia que passa é cada vez mais complicado conseguir destacar um blog da sua concorrência, e os seus conteúdos são fundamentais nessa estratégia.

Eu garanto a vocês, que todo o esforço valerá a pena, aos que são novos, concentrem-se em seu conteúdo, forme um bom arquivo, torne o seu blog uma boa fonte de pesquisa e informações úteis para o seu público-alvo.

Tome cada post como uma missão, uma etapa a ser cumprida e superada e dedique-se muito a ele.
Eu falo para os meus colunistas nunca escreverem por obrigação, para escreverem apenas quando estão inspirados ou quando aparecer uma notícia interessante, um furo de reportagem que não pode deixar de aparecer no blog. Assim os nossos posts, ultimamente, sempre estão saindo-se bem, com boas visitas e de leitura fácil e rápida, que é o que o nosso público exige. Então ficam as dicas para finalizar a segunda postagem da série Monetização de Blogs:

DICAS

Para você criar um bom conteúdo em seu blog em menos tempo que 12 meses.
  • Crie metas e anote elas em um arquivo de texto ou no papel, quando vai escrever sobre o que, podendo ser até mais de um post por dia;
  • Aproveite os finais de semana para enxergar tendências e analisar o rendimento de seu blog, prepare os temas de algumas postagens antecipadamente.
  • Utilize um calendário de postagens para organizar os novos artigos de cada semana;
  • Quando você tiver uma idéia sobre algum artigo escreva o texto, encontre uma imagem e escreva 5 pontos importantes que não podem faltar no artigo, assim na hora de escrever você irá enxergar mais fácil todo o corpo do texto e escrever com coerência e clareza;
  • Aproveite os tempos mortos do seu dia-a-dia para escrever ideias ou mesmo parte dos artigos, no ônibus, metrô, hora do almoço, intervalos, etc. Sempre surgem inspiração e boas ideias, anote todas, não deixe somente na memória
  • Para seguir essas dicas, leve sempre com você um mini caderno ou agenda e uma caneta, para anotar tudo o que vier em mente. Algumas pessoas usam também gravadores para guardar as ideias.
FRASE
Segue o índice das próximas postagens dessa sequência de 10 postagens sobre monetização de blogs:
"Querer vencer significa já ter percorrido metade do caminho da vitória."- Ignacy Jan Paderewski

Índice da Série

  1. Despertar o interesse dos seus clientes
  2. A importância de ter conteúdo no blog
  3. Gerar mais tráfego orgânico
  4. Conquistar Backlinks
  5. Agregadores de Links e Notícias
  6. Investir dinheiro
  7. Ferramentas importantes para um problogger
  8. Diversificando a monetização
  9. Valorizar o seu blog com diferenciais
  10. Expandir o seu negócio
  11. Considerações finais

    5 Comentários:

    Responder

    Nova nesse mundo de 'blogueiros' com ctz esse post ajudará muito iniciantes assim como eu!
    Ja vou anotar as dicas.

    Responder

    Pode anotar Marielle,

    Eu to preparando um E-book de como monetizar o blog em 60 dias. Quando tiver pronto eu te envio.

    Bjao...

    Responder

    Ok, me avise qdo estiver pronto, to com uns projetinhos pro meu blog, vou precisar!

    bjo

    Responder

    GOSTEI MUITO DA MATÉRIA. ME PARECE QUE HÁ UM INTERESSE GENUÍNO EM AJUDAR OS BLOGUEIROS INICIANTES.

    UM GRANDE ABRAÇO

    WASHINGTON OLIVEIRA

    Responder

    Parabéns pela postagem de grande ajuda para um blogueiro que quer ver seu blog ou site gerar bons frutos, eu gostei e irei indicar em notícia no diHITT, ok!

    Postar um comentário

    Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

    Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

    Siga-me no Twitter: @c_hercules

    TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

    Receba nossos artigos por e-mail:

    Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More