sábado, 19 de fevereiro de 2011

Fim do horário de verão.


O horário de verão brasileiro termina à zero hora do próximo domingo (20) para moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que devem atrasar seus relógios em uma hora.

Mas tome cuidado para não cair no feitiço do tempo: alguns gadgets fazem essa mudança automaticamente. O Colunas de Hércules mostra como celulares, computadores e GPS lidam com a mudança.

Celulares

Algumas operadoras, como Vivo, Claro e TIM, oferecem a possibilidade de sincronizar o novo horário com suas redes.

Em geral, modelos mais antigos sofrem o ajuste automaticamente. Mas vale checar em seu aparelho, nas configurações de Data e Hora, se a função de fuso horário automático está selecionada, para que a sincronização com a operadora ocorra. Do contrário, ela terá de ser feita pelo próprio usuário.

Já para usuários da rede da Oi, não há sincronização: a mudança do relógio deve ser feita manualmente no aparelho.

Quem utiliza smartphones pode ficar tranquilo. Como os aparelhos utilizam sistemas operacionais mais complexos que celulares comuns, o ajuste deve ocorrer de forma automática. O iPhone, por exemplo, está nesse grupo, se você desde o início deixar o fuso horário configurado de acordo com sua cidade em Ajustes> Geral > Data e Hora.

Computadores

No caso de computadores e notebooks, a mudança do horário de verão varia de acordo com o sistema operacional de cada um deles. Em geral, os mais novos – desde que atualizados – fazem a mudança automaticamente e eventuais problemas costumam ocorrer com os sistemas mais antigos.


GPS

Quando estão com a opção de auto-correção de horário selecionada, a hora exata é fornecida a cada receptor do sinal do GPS, esteja ele em qualquer parte do mundo. Mas se o satélite não alterar para o horário de verão, é necessário indicar nas configurações do aparelho que isso seja feito. Em geral, nos aparelhos de localização via satélite há o modo automático de horário de verão. Se ele estiver selecionado no seu GPS, o horário será corrigido automaticamente.

Entretanto, existem alguns aparelhos que exigem a configuração manual do horários -- tanto no início como no fim do horário de verão.



0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More