segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

As 5 melhores invenções de 2010

A revista americana Time elegeu as 50 melhores engenhocas do ano. Confira as Top 5 do ranking através das imagens abaixo:


Você pode ver (em inglês) a lista completa das melhores inovações em 2010 clicando aqui

Top 5

1º lugar:  Incubadora feita de carros reciclados.
A Neo Nurture Incubator, feita por estudantes norte-americanos, é um modelo de incubadora pra bebês pré-maturos e com problemas de saúde, como complicações respiratórias, infecções bacterianas ou peso abaixo do ideal.
 Nesse sistema, o farol serve para fornecer calor, uma ventoinha do painel é usada para fazer circular o ar dentro do aparelho e uma montagem com a seta do carro forma um sistema de alarme para avisar os cuidadores sobre problemas no aquecimento. Por ser um produto de baixo custo, se comparado com os convencionais, o aparelho é uma boa alternativa para regiões mais pobres e rurais
2º lugar: Uma lavadora que economiza 90% de água
Ecologicamente correta, essa engenhoca promete baixar as contas da casa. Isso porque ela usa 90% menos água do que as máquinas de lavar roupas convencionais. A empresa Xeros Ltd. criou um sistema no qual a água é substituída por grãos de polímero - uma espécie de nylon – reutilizáveis, que absorvem a sujeira, possibilitando também a economia de energia elétrica.
A lavadora funciona da seguinte forma: durante o ciclo de lavagem, dois discos – um interno e um externo – misturam o nylon com as roupas; depois, o disco externo para de girar, o que faz as partículas saírem pela tangente e se separarem dos tecidos. Quando a roupa já está lavada, basta sacudi-la para retirar os grãos restantes (cerca de 1%, segundo o fabricante).
3º lugar: A primeira bactéria sintética
Depois de já ter participado das pesquisas para mapear o genoma humano, o bioquímico americano John Craig Venter  foi o primeiro a sintetizar uma bactéria do zero. Em uma pesquisa que durou cerca de 15 anos, Venter montou o quebra-cabeça do DNA das bactérias em um cuidadoso processo de tentativa e erro até conseguir fazer com que, sem interferência, a bactéria conseguisse se reproduzir, como outra qualquer.

Essa descoberta rendeu-lhe o terceiro lugar na lista também pelas portas que poderá abrir na geração de novas formas de biocombustível sintético, na aceleração da produção de vacinas e outros produtos que não são facilmente elaborados ou encontrados na natureza.
4º lugar: Aeronave Supersônica
Uma parceria da Força Aérea americana com a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), NASA, Boeing e a Pratt & Whitney Rocketdyne rendeu o quarto lugar da lista: o projeto da X-51A WaveRider, um motor de aeronave que consegue viajar 965 quilômetros em 10 minutos. O objetivo do programa é desenvolver um veículo de vôo livre, que tenha potência para operar continuamente com combustível de aviação e a realização contínua de velocidades hipersônicas (cinco vezes acima da velocidade do som).
O primeiro teste, em maio deste ano, foi um sucesso. X-51A WaveRider completou o voo de combustão supersônica mais longo da história da aviação. Um avião não tripulado voou por mais de três minutos na costa sul da Califórnia, Estados Unidos. O teste foi considerado o primeiro uso, de fato, de um motor scramjet movido por hidrocarbonetos.
5º lugar: Programa de recompensas a proprietários de casas
Depois de fazer o banco de investimentos Morgan Stanley perder 9 bilhões de dólares por causa da má administração de hipotecas, que culminou na crise iniciada em 2007 nos Estados Unidos, Howard Hubler teve que correr atrás do prejuízo. Considerado símbolo da recessão, ele lançou em sua empresa, Loan Value Group, um programa que reduziu consideravelmente as execuções hipotecárias. Estudos mostram que 30% dos padrões de empréstimo à habitação correspondem a pessoas que têm dinheiro para pagar a dívida, mas não o fazem, já que seu débito é maior do que o valor de sua casa.
Para evitar que os calotes aconteçam, Hubler formulou o Reward Program (RHR), programa pelo qual o banco promete pagar uma espécie de bônus aos indivíduos que continuarem a pagar um montante fixo dentro do prazo - normalmente 10% do seu valor original do empréstimo - quando vender ou refinanciar sua casa. Se o devedor não pagar, não recebe a recompensa. Ainda não há números definitivos sobre o programa, mas a Loan Value Group afirma que a taxa de inadimplência é menor do que 10%, enquanto em outros programas de empréstimos supera os 20%.

Ajude o Blog e Vote:
Top30 Brasil - Vote neste site!
O Segundo melhor blog sobre Empreendedorismo do Brasil
Concorra a um Notebook

0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More