terça-feira, 9 de novembro de 2010

A história de Jack Daniel's, lendas e curiosidades.

No marcador Sucesso você encontra diversas histórias de empresas, curiosidades sobre a sua criação, seu fundador, resultados, estratégias de marketing e inovação. Geralmente as histórias que eu coloco aqui para você, são histórias de empresas de tecnologia, mas dessa vez iremos falar da história do meu "whiskey" preferido, de sabor e cor mais amadeirados, um clássico e uma das bebidas, da categoria, mais vendidas no mundo.

Jack Daniel, um de 13 filhos, nasceu em 1850. Foi criado por um amigo da família até ser contratado para trabalhar com a família de Dan Call, quando tinha sete anos. Call, um pastor luterano, também era dono de um alambique de whiskey no Rio Louse.
Durante os vários anos que se seguiram, Jack aprendeu tudo que pôde sobre a fabricação de whiskey com Call. Então, em setembro de 1863, cada vez mais pressionado a dedicar a vida a elevar os espíritos em vez de vendê-los, Call vendeu a destilaria a Jack, que só tinha 13 anos na ocasião.

Jack Daniel, como Dan Call, acreditava em amadurecer o whiskey novo através de carvão de bordo. Embora o processo fosse amplamente empregado, o tempo e as despesas envolvidos o tornavam menos popular entre os sovinas produtores de whiskey. Mas Mr. Jack achava que isso era essencial, assim, ele aperfeiçoou o processo de amadurecimento por carvão nos idos de 1866. Até hoje, é isso que dá ao Jack Daniel's seu caráter suave e gosto único.

Prevendo a taxação do governo, Mr. Jack registrou sua destilaria em 1866. Ele foi o primeiro a fazer isso. Criando a mais antiga destilaria registrada do país. Embora medisse apenas 1, 57 m, a estatura de Mr. Jack como destilador continuou crescendo. Para marcar seu 21º aniversário, Jack foi às compras na cidade. Ele voltou usando uma casaca na altura do joelho e um chapéu de aba larga, que se tornariam seu uniforme diário para o resto da vida.

Os que o conheciam afirmam que “uma vez que ele conseguia algo do jeito que queria, ele não o trocava nunca". Essa era a personalidade que caracterizaria o seu whiskey. Em 1904, Mr. Jack inscreveu seu whiskey de dugustação do Tennessee Old No. 7 na Feira Mundial de St. Louis, Missouri. Entre os 20 whiskeys de todo o mundo, o dele recebeu a Medalha de Ouro da Feira Mundial e foi celebrado como o melhor whiskey do mundo.

Por volta de 1905, Mr. Jack chegou cedo ao trabalho um dia e tentou abrir o cofre de seu escritório. Ele não conseguia lembrar a combinação e então chutou o cofre com raiva. No golpe, quebrou um dedo e uma infecção se instalou. Ele acabou morrendo de envenenamento do sangue em 1911.

Como Jack Daniel nunca se casou nem teve filhos, ele deixou sua destilaria para um sobrinho muito trabalhador, Lem Motlow, que dirigiu a destilaria durante a Lei Seca. Quantos anos tem Mr. Jack? Um incêndio na cidade destruiu os registros do cartório e datas conflitantes nas lápides de Mr. Jack e de sua mãe deixam em dúvida a data exata de nascimento de Mr. Jack. A única certeza é de que foi no mês de setembro. Mas, de qualquer modo, para um ícone americano como Mr. Jack, um dia só não bastaria para celebrar sua vida.

Lendas e Curiosidades:

Aniversário de Mr. Jack.
Um incêndio na cidade destruiu os registros do cartório, e um conflito de datas nas lápides do Mr. Jack e de sua mãe deixou em dúvida a sua data de nascimento. É costume comemorar o aniversário do Mr. Jack em setembro, assim ele ganha um mês inteiro de festas. E, de qualquer forma, para um homem tão especial quanto Jack Daniel, apenas um dia não seria suficiente.


O Cofre
Segundo a história, certa manhã, o Mr. Jack chegou cedo para trabalhar e tentou abrir o cofre no escritório.
Na verdade, ele não conseguia lembrar o segredo. Frustrado, deu um belo chute no cofre. Para valer. O golpe quebrou-lhe um dos dedos do pé, que infeccionou e resultou em uma septicemia que lhe tirou a vida em 1911.

Como ele nunca se casou nem teve filhos, doou a destilaria a um sobrinho dedicado, Lem Motlow. Algumas pessoas dizem que Jack Daniel não deixou apenas o Tennessee Whiskey como herança, mas também uma lição valiosa: não vá trabalhar tão cedo

O Túmulo de Mr. Jack.
Embora ainda conosco em espírito, Jack Daniel faleceu em 1911.Ele foi enterrado no cemitério municipal de Lynchburg, e para encontrar seu túmulo, basta procurar as duas cadeiras ao lado da lápide. Dizem que as cadeiras foram postas ali para consolar o grande número de senhoras da cidade que lamentavam a sua morte.

O Número 7
Alguns dizem que Jack Daniel teve 7 namoradas ou que a forma como ele escrevia o “J” do seu nome parecia um 7. Outros dizem que ele escolheu o número 7 simplesmente porque é o número da sorte. Só o Mr. Jack sabe o motivo verdadeiro. De qualquer modo, sorte a nossa ele ter criado Jack Daniel's.

11 Comentários:

Responder

Adorei a matéria! Realmente o blog está de parabéns.

Jack Daniel sempre foi meu whisky favorito. Confesso que no começo fui atraído apenas pelo nome, que tem uma tonalidade forte. No entanto, experimentando e comparando com outros, o Jack Daniel continua como meu favorito.

Parabéns e obrigado pelas preciosas informações.

Responder

Pelas contas que fiz, o Jack morreu com 60-61 anos.

Responder

Essa é a bebida favorita de muitos...
Obrigado a todos vocês pelos comentários e pelas visitas... voltem sempre...

Responder

Jack Daniel´s foi, é e sempre será o melhor uísque do mundo!! Seu sabor é inconfundível, único! E detalhe, o Jack é fabricado com água do poço da casa do próprio Mr. Jack. No site do uísque tem um passeio virtual onde se pode sonhecer todo o processo de faricação e toda a história dessa magnifica lenda!
Um Brinde ao Jack Daniel´s!

Responder

Adorei a historia!!!
Mais do que nunca, agora preciso experimentar essa lenda que existe até hoje, e é muito degustada!!
Parabéns pelo post!!!

Responder

JACK DANIEL'S. é o verdadeiro e o melhor whiskey!!! Não existe outro. não poderia ser melhor. parabéns ao senhor jack daniel , e que sempre o descanse em paz......

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More