quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Google bloqueia acesso do Facebook a dados de usuários

No último mês, um dos mercados mais movimentados, especialmente com especulações, é o mercado da internet. Empresas como, Google, Myspace, Facebook, Yahoo, Twitter e Microsoft estão em "guerra" constante na busca de espaço e conquista de novo usuários pelo mundo.
A empresa que vem se destacando é o Facebook, que prevê a conquista de 1 bilhão de usuários e a entrada em novos mercados, como o de vendas em parceria com outras empresas como o Ebay por exemplo e no mercado de buscadores para concorrer de frente com a Bing e a Google.

Com o lançamento do filme The Social Network o nome da empresa Facebook ficou ainda mais em evidência.

Agora a Google passará a bloquear o acesso de serviços como o Facebook aos dados de seus usuários, acirrando a disputa entre as duas gigantes de Internet.

O Google não permitirá mais que outros serviços importem automaticamente os contatos de e-mail de seus usuários para uso próprio, a não ser que a troca de informações seja de ambos os lados. A empresa acusou o Facebook diretamente de se aproveitar dos dados de contatos do Google, através dos usuários do Gmail, sem permitir a importação automática e uso dos dados de usuários da rede social.


O Facebook, que conta com mais de 500 milhões de usuários, depende de serviços de e-mail como o Gmail do Google para ajudar novos usuários a encontrar amigos na rede social.

Em comunicado, o Google afirmou que sites como o Facebook "deixam os usuários sem saída". O Facebook não comentou o caso imediatamente.

Embora o Google alegue buscar proteger o controle de seus usuários sobre seus dados pessoais na Internet, analistas afirmam que a medida faz parte da disputa entre o Google, maior site de buscas do mundo, e o Facebook, maior rede social.

Mas também não precisa nem ser especialista para fazer uma análise crítica sobre esse assunto. Vejamos...

A Google é a maior empresa de buscas do mundo, o seu ativo mais valioso são as informações que eles possuem dos bilhões de usuários que usam os seus serviços, tanto do Gmail, Buscador, Picasa, Orkut (Brasil e Índia), YouTube, Adsense, Adword, Blogger..

O Facebook é a maior rede social do mundo e também tem como o maior ativo as informações de seus usuários, pois assim eles conseguem lucrar muito com publicidade direcionada ao usuário específico, ou seja, ambas empresas são concorrentes.

Tanto  a Google que já se arrisca em ter sua Rede Social, quanto o Facebook que pretende sim criar o seu próprio buscardor, conta de e-mail, serviços de compra e venda, site de videos, etc.

Essa estratégia da Google não foi para impedir na exportação de contatos do Gmail e Orkut para o Facebook, foi mais como uma atidute de dificultar a vida da concorrência. Assim como durante muitos anos o Windows da Microsoft não rodava nos Computadores da Apple (Mac).  Até porquê você poderia adicionar manualmente se quisesse, e a opção de fornecer a sua senha das contas Google para o Facebook, é sua

Mais tecnicamente dizendo, você ainda pode adicionar os seus contatos do Gmail no Facebook, mas agora o serviço que tem disponível na rede social é oferecida pela própria empresa e não mais através de uma API fornecida pela Google, mas a Google pretende dificultar ainda mais, pois nesse  instane o serviço disponível na rede não está funcionando.

Eu testei hoje no meu facebook, tentando adicionar contatos do orkut e da conta google e apareceu a seguinte mensagem:



Também dá pára adicionar contatos de outras contas de e-mail como Orkut, Yahoo, Windows Live e de outros serviços de e-mail.

O Google acusou o Facebook de não ser recíproco, impedindo o acesso do Google a certos tipos de informações.

A companhia há tempos cobiça a riqueza de informação que os 500 milhões de usuários do Facebook geram e agregam. O acesso a esses dados pode ser especialmente valioso para o Google, uma vez que seu modelo de negócios se baseia em permitir que usuários encontrem qualquer informação em qualquer lugar na Internet, mas o Facebook pretende entrar brevemente para esse mesmo mercado, então a "guerra" irá continuar...

2 Comentários:

Responder

Seu Blog ta muito legal, parabéns! Mas que tal colocar seu blog com dominio proprio, muito mais facil das pessoas aprenderem seu endereço. Caso tenha interesse entre em contato conosco pelo endereço www.carolleal.com.br.

Responder

Seu Blog ta muito legal, parabéns! Mas que tal colocar seu blog com dominio proprio, muito mais facil das pessoas aprenderem seu endereço. Caso tenha interesse entre em contato conosco pelo endereço www.carolleal.com.br.

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More