domingo, 3 de outubro de 2010

JAMAIS acredite nas pesquisas eleitorais, veja erros do Ibope nas eleições de 2010

03/10/2010 às 20:40h - Ainda não acabou a apuração, mas alguns "erros" já apareceram nos resultados finais de alguns etados Governo e Senado se compararmos a divulgação das pesquisas Boca de Urna feitas pelo IBOPE.
Eleições 2010, os Erros das Pesquisas
Eu coloquei no título da postagem a palavra "Jamais" em destaque, pois eu gosaria muito que os eleitores não se baseassem nas pesquisas para tomar decisão na hora de votar, é muito melhor procurar informações das campanhas, ver debates, ler propostas de governos, falar com os candidatos ou representantes dos mesmos, pois as pesquisas erram. Na maioria podem acertar, mas um erro quando se trata de eleições pode mudar a via de milhões de cidadãos de nosso país, custa um Senador diferente, um segundo turno para os eleitores pensarem melhor e conhecerem mais ainda sobre os candidatos, um dep. federal puxado por legenda que fará a diferença nos representando em Brasília.

Senadores - Estado de São Paulo

As pesquisas de boca de urna do IBOPE registrada no TSE sob o número 33623/2010 dizia-se com um erro de 2% para mais ou para menos :

Aloysio Nunes 27% (25%~29%)
Marta Suplicy 25% (23%~27%)
Netinho com 22% (20%~24%)

Porem o resultado se mostrou diferente, embora os eleitos foram os mesmos não alterando o resultado final:

Aloysio Nunes 30,46% +3,6
Marta Suplicy 22,60% + 2,4
Netinho com 21,12%

Eleições 2010, os Erros das Pesquisas

Os eleitos foram os mesmos previstos nas pesquisas, porém a margem de erro divulgada foi quebrada nas urnas, o que poderia resultar em uma mudança no segundo senador eleito, sendo o Netinho no lugar da Marta, pois se nas pesquisas a diferença entre eles era de 3%, o resultado mostrou uma diferença de apenas 1,26%.
Parece pouco importante lendo dessa maneira simples mas isso significaria que ao invez de uma senadora do PT, partido do atual governo,  entraria um representante do PC do B, Partido Comunista do Brasil, o partido do Socialismo.

Eu não vou me estender citando cada pesquisa e cada candidato prejudicado, mas os erros, muitas vezes, quebram a margem de erro de 2% divulgada nas pesquisas. No Paraná (-2,7%), Minas Gerais (+5,65%), Bahia (+4,44%), Goiás (-2,63%)

No Ceará o eleito foi o previsto nas pesquisas, porém quem ficou em segundo lugar foi Marcos Cals com 19,51%, sendo que ele aparecia em terceiro nas pesquisas com apenas 13% (+6,51%) e o segundo colocado que seria Lucio Alcântara com 22% recebeu apenas 16,39% (-3,59%).

Eleições 2010, os Erros das Pesquisas

E os erros continuam, no Mato Grosso do Sul (+4,5%) para o segundo lugar e em Santa Catarina aconteceu algo importante a pesquisa apontava disputa em segundo turno:

Raimundo Colombo 45%
Ângela Amin 27%

Mas os resultados apuatos mostraram-se diferentes das pesquisas e a eleição foi decidida no primeiro turno, com um erro de + 7,72%, muito longe da margem de 2% para mais ou para menos divulgada segundo os métodos aplicados nas pesquisas:

Eleições 2010, os Erros das Pesquisas

Erro nas Eleições para Presidente do Brasil

O pior de todos os erros foi a divulgação tendenciosa da pesquisa boca de urna para a presidencia do Brasil

Dilma Rousseff (PT): 51%

José Serra (PSDB): 31%
Marina Silva (PV): 17%

Marcos Coimbra, presidente da Vox Populi, uma das maiores empresas de pesquisas do país afirmou hoje em carta assinada aos jornalistas:

 "O nome  da futura presidente do Brasil será conhecido hoje"

O presidente de uma empresa conceituada afirma algo baseando-se em uma metodologia que se mostrou falha, pois os resultados das urnas mostraram um erro de 4,19% o que fez com que as eleições agora sejam disputadas no segundo turno entre Dilma e Serra.
 
Erros das pesquisas nas eleições para Presidente do Brasil


Com isso nós recebemos uma lição de que, muitas vezes, quem se baseia nas pesquisas para votar acaba metendo os pés pelas mãos.

É muito melhor nós analisarmos as propostas, debates e campanhas, conversar com os candidatos ou seus representantes para ai sim decidir quem irá nos representar no governo, pois esse pequeno erro poderá ser aquele senador de um partido comunista que não apoiará o governo, ou um deputado que vota contra uma lei importante apenas por estar na oposição, ou aquele que foi eleito graças aos mais de um milhão de votos do Palhaço Tiririca. São detalhes, 3, 4, 5 pontos percentuais, que dizem se o Brasil irá caminhar pelo lado direito ou esquerdo da rua.
Sem mais...


Concorra a um Notebook clicando na imagem abaixo:
Concorra a um Notebook
Para saber mais sobre a promoção clique aqui. Conto com o seu voto! Se você estiver participando com o seu blog, deixe o link de votação que eu visito e retribuo o voto.

0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More