sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Games para empreendedores.

Foi-se o tempo em que os games eram vistos como puro desperdício de tempo. Incorporados ao dia a dia de jogadores de todos os sexos e faixas etárias, os jogos eletrônicos podem até colaborar para treinar e desenvolver habilidades empreendedoras. Os produtos encontrados hoje no mercado costumam ser divididos em duas grandes categorias: serious games e entertainment games (jogos sérios e de entretenimento, em tradução livre). O presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), Winston Petty, explica que existe uma preocupação das empresas em criar jogos que estimulem o raciocínio lógico e a capacidade de formular estratégias. “Os jogos sérios têm o objetivo de educar e treinar. Em geral, mostram o universo empresarial de forma bastante literal, ao contrário dos que se prestam a entreter, onde o que vale mais é a criatividade”, afirma. Dono da Kidguru, empresa desenvolvedora de games, ele criou uma divisão específica para jogos corporativos e faturou R$ 800 mil no ano passado.

Capitalism

Game para Computador (PC), lançado no ano de 1995 e sua última versão em 2001.

O Jogo: Trata-se de uma simulação de negócios feita sob medida para computadores. O objetivo é simples: fazer o seu negócio ser rentável em meio à competição com várias outras empresas.


Habilidades: Um game que pretende apurar o seu tino para os negócios. O jogador pode começar abrindo o tipo de empresa que achar mais conveniente — de uma loja de departamentos a uma grande fábrica. Para vencer, é preciso redobrar os cuidados na formulação do plano de negócios e nas leis que regem o mercado.

Little King's Story

Game para o console da Nintendo Wii, lançado em 2009.

O Jogo: No game, o jogador controla um garotinho que se torna o rei de uma vila depois de achar uma coroa. Ele passa a ter o poder de encantar as pessoas e faz com que elas sigam todas as suas ordens. O objetivo do jogador é fazer com que a vila prospere.


Habilidades: A principal delas praticada e desenvolvida nesse jogo é o gerenciamento de equipe. O jogo estimula a tomada de decisões baseadas no bem comum. Os benefícios são maiores para quem consegue equilibrar os seus próprios desejos e necessidades com os dos seus seguidores.
The Sims

Jogo para PC lançado em 2000 com sua última versão lançada em Setembro de 2010

O Jogo: Eu adoro esse jogo, nele o jogador cria um avatar para viver uma vida de escolhas: onde morar, com o que trabalhar, com quem fazer amizades, se relacionar, gerando uma vida virtual com simulações e reações intuitivas inspirada nos costumes das pessoas no mundo real.


Habilidades: Sociabilidade, comunicação e interação. O jogador precisa pensar nas consequências de cada uma de suas ações antes de se decidir por uma coisa ou outra. Será que comprar um carro é mais importante que reformar a casa? É preciso estabelecer prioridades para o seu personagem em cena.
Além disso o jogo conta com diversas expansões as quais permitem um leque maior para seu personagem,. como ter animais de estimação, novas profissões, ir à festas e clubes e até a expansão Open for Businees que possibilita o player começar e crescer um negócio próprio.

Civilization

Game para PC, lançado em 1991 está com previsão para ainda este ano ser lançada a sua nova versão

O Jogo: Nesse game de estratégia que já se tornou um clássico, o jogador tem de estar preparado para lidar com a complexidade de liderar pessoas e instituições, administrando não apenas as riquezas, mas também as inovações científicas e até mesmo o Exército. Para manter a paz e trocar conhecimentos vitais para as civilizações, é muito importante que ele desenvolva a capacidade de negociar com líderes de outras nações.


Habilidades: Liderança, capacidade de negociação, estratégia. Para se sair bem neste game, a palavra-chave é diplomacia.

Rune Factory: Frontier

Game para Nintendo Wii, lançado em 2008 no Japão.

O Jogo: O jogador controla uma fazenda e tem de administrar tudo o que é produzido, a colheita e também o comércio de produtos. Mas isso é apenas parte do jogo. Além de talentos de fazendeiro, o jogador vai ter de liberar o seu lado aventureiro e explorar o universo virtual em missões fantásticas, combatendo criaturas do mal. 


Habilidades:  A capacidade de entender o funcionamento de uma cadeia de produção e o gerenciamento da oferta e procura de produtos. A todo momento, o jogador precisa perguntar a si mesmo o que deve fazer para administrar melhor — e ganhar mais.
World of Warcraft

Jogo MMORPG online para PC, lançado em 2004 é um dos mais jogados no mundo.

O JogoGame de fantasia em que o jogador é um personagem de um mundo chamado Azeroth. Ele escolhe sua profissão e parte em busca de aventura, interagindo com outras pessoas on-line. Logo no começo do jogo é preciso fazer uma escolha difícil: de qual das duas facções inimigas você fará parte? 



Habilidades: Socialização e liderança. Tudo o que acontece depende da interação do jogador com os outros participantes, que se organizam em grupos. A ideia é repetir esses padrões nas empresas; as jogadas se propõem a ajudar quem precisa coordenar muitas pessoas.

Lemonade Tycoon


O Jogo: Lemonade Tycoon lança você como empresário, você começa seguindo um tradicional costumes das crianças nos Estados Unidos, vendendo limonada na frente de casa. Depois disso você deve selecionar os melhores lugares e checar as notícias de eventos e temporandas e as previsões do tempo, definir seu preço, receita e gerenciar seus estoques. Essa mesma empresa tem jogo do estilo de administração que vão além da limonada, tais como, Zoológico, Parque de Diversão, Lava-Rápido, Penitenciária, Escolas, etc.
Para ser lucrativo você deve tomar decisões e aumentar a reseva em caixa para se mudar para um local melhor, comprar uma geladeira, uma caixa registradora e uma máquina de suco etc.




Habilidades: Outro jogo que eu já joguei muito, recomendo a segunda versão que é mais dinâmica e com mais possibilidades como a de, por exemplo, ter uma rede de franquias e administrar vários pontos de vendas ao mesmo tempo. Nesse game você terá que observar o mercado, a reação de seus clientes, o clima, o nicho a explorar em certas datas, saber a hora certa de expandir a empresa, aumentar a produção, mecher no preço e na receita de acordo com cada fator que influencia no seu caixa final. Através de game você aprenderá a tomar decisões que afetam todo o processo de um comércio.

Sim City
Clássico e antigo jogo de 1989, suas versões estão disponíveis para inúmeras plataformas como o SNES, PC, Playstation, Nintendo 64, etc.

O Jogo: é um jogo de simulação da Maxis criado pelo designer de jogos Will Wright, o mesmo criador de . O objetivo básico do jogo é criar uma cidade e administrar bem os recursos dela para que ela não entre em falência e você, como papel de prefeito, seja expulso.



Habilidades: Esse jogo eu já joguei muito na sua versão para o Console Super Nintendo. Para ser bem sucedido e criar a partir do nada, uma metrópole, você precisa primeiramente ter um bom planejamento, criar uma cidade lembrando de todos os detalhes como infra-estrutura no transporte, segurança, comércio, industria, educação e lazer. Após esse planejamento, entra a fase de gerenciamento, tendo que saber investir corretamente os recursos e capital disponível, negociar com bancos e resolver rapidamente problemas que aparecerem na cidade, como engarrafamentos, reformas públicas e catástrofes naturais (Terremoto, Furação e Tsunami)


Concorra a um Notebook clicando na imagem abaixo:
Concorra a um Notebook
Para saber mais sobre a promoção clique aqui. Conto com o seu voto! Se você estiver participando com o seu blog, deixe o link de votação que eu visito e retribuo o voto.

0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More