quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Exposição destaca os grandes empreendedores da história do Brasil

De Barão de Mauá a José Ermírio de Moraes, a exposição mostra os pioneiros que foram importantes para o desenvolvimento do Brasil do fim do século XIX até o começo do século XX


Barão de Mauá foi o responsável por trazer ao Brasil grandes estaleiros e a primeira companhia de eletricidade. A família Gerdau fundou uma fábrica de pregos que se tornou uma das maiores empresas do país. E Roberto Marinho fundou, aos 60 anos, a Rede Globo de Televisão, hoje a maior empresa do setor no Brasil.
Estes são alguns dos 24 empreendedores retratados na exposição Pioneiros & Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil”, que acontece até o final de novembro no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. O objetivo da mostra é apresentar bons exemplos que sirvam de inspiração principalmente para o público jovem.
Depois da crise, o Brasil foi projetado como uma grande esperança de desenvolvimento. Seremos capazes de corresponder às expectativas e continuar crescendo até 2020? “Os exemplos inspiradores do passado mostram que sim”, afirma o professor Jacques Marcovitch, curador da exposição.Baseada nos três volumes de Pioneiros & Empreendedores, escritos por Jacques Marcovitch, a exposição foi dividida em módulos. O primeiro deles é a Sala dos Labirintos, onde é possível caminhar acompanhando a vida dos empreendedores. Outro módulo é o “Diálogo entre os pioneiros”. Nele são apresentadas possíveis conversas entre empresários que viveram em tempos diferentes.
Inovações 

Boa parte dos grandes empreendedores foi responsável pela chegada de grandes inovações ao Brasil. Algumas delas também são apresentadas no módulo Tecnologia, que apresenta alguns objetos e indica de que parte do mundo vieram as invenções.Comparando os antigos empreendedores com os de hoje, é possível reconhecer algumas características em comum entre eles. “Eles saíram de suas tribos para crescer em lugares diferentes e foram obrigados a forjar suas lideranças na adversidade cultural”, diz o professor Jacques Marcovitch, que é o curador da exposição.
Já as diferenças entre esses empreendedores se concentram principalmente na velocidade com que a comunicação trafega. “Hoje, quando uma nova tecnologia é criada, em poucas horas o mundo inteiro já fica sabendo da novidade”, afirma Marcovitch.Apesar de mostrar a história de grandes empresários dos séculos passados, os organizadores afirmam que a exposição tem um objetivo maior do que simplesmente contar as histórias. “Não é só para olhar o passado. É para ver como ele nos inspira para a nova época que começa”, afirma Marcovitch.
A exposição “Pioneiros & Empreendedores – A Saga do Desenvolvimento no Brasil”, estará no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, até o dia 28 de novembro, com patrocínio da Nestlé e realização da Expomus e da USP.

Concorra a um Notebook clicando na imagem abaixo:
Concorra a um Notebook
Para saber mais sobre a promoção clique aqui. Conto com o seu voto! Se você estiver participando com o seu blog, deixe o link de votação que eu visito e retribuo o voto.

0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More