terça-feira, 7 de setembro de 2010

5 Dicas: Como se tornar um empreendedor de sucesso.



“Empreendedor no meu entendimento é aquele quem sabe se arriscar sem medo no Mundo dos Negócios. Não é um gênio com ideias revolucionárias, nem um expert com doutorado e especialização em algum ramo da nano tecnologia moderna. Empreendedor é simplesmente uma pessoa com muita coragem, pouco medo e que sabe visualizar as oportunidades que aparecem na sua vida, não só isso, sabe aproveitá-las. Ter uma ideia, na maioria das vezes simples, e coloca-la em prática. Esse é o diferencial de uma pessoa com perfil empreendedor, nada para ele fica no papel, tudo vai pra prática, ele bota pra fazer seus pensamentos tornarem-se realidade.”

Então, dito isso, vemos que ninguém nasce destinado a ser um empreendedor de sucesso, pois isso não depende de genética, nem de personalidade, é apenas uma questão de atitude.
Você, caro leitor do Colunas de Hércules, pode também ter o seu próprio negócio, inventar algo e por em prática, lucrar milhões e alcançar a qualidade de vida que procura com estabilidade financeira.
Como? Seguindo essas dicas abaixo:

1- Pense Diferente.
Quando nascemos, nós somos “treinados” a pensar como todos. Todo mundo aos 6~7 anos de idade entra para a escolinha, aos 12 inicia-se em uma religião, nos preparamos a vida toda para no máximo termos um bom cargo em uma empresa com a nossa formação universitária, que nos permitiria sustentar uma família, viajar nas férias, colocar nossos filhos aos 6 anos em uma escola e ensinar-lhes os mesmos valores que nos foram ensinados, formando assim, uma sociedade igual, sem diferenciais, você é o espelho de seus pais, e seus filhos serão o mesmo, e assim por diante.
O ponto aqui não é deixar de frequentar escolas ou religiões, e sim saber aproveitar desses locais aquilo que realmente importa para você, aquilo que você gostaria de viver, de aprender, e com esses ensinamentos você poder seguir o rumo que escolheu. Seja como empreendedor ou não, a vida é sua. Você não precisa sonhar apenas em ser jogador de futebol, engenheiro ou médico. Existe uma diversidade imensa de profissões e caminhos profissionais que você poderia escolher.
Então comece pensando nisso, reflita sobre sua vida e aproveite aquilo que realmente seja útil para sua realização profissional, esqueça o resto.

2- Não procure inventar a lâmpada.
Você não precisa ter uma ideia genial para ser um empreendedor de sucesso, não precisa inventar algo com a importância que a lâmpada tem para a humanidade, não precisa mudar o mundo. Precisa apenas mudar o mundo a sua volta , o mundo das pessoas que você deseja atingir.
Uma ideia simples pode4rá gerar milhões em receita para o seu negócio. E quando eu falo “simples” é simples mesmo, coisa que pode parecer até estúpida para os outros, como por exemplo nesse post AQUI onde eu cito algumas ideias simples que deram certo, como o caso do site que vende cartas do Papai Noel, ou outro que vende Osso de galinha, e ainda um que vende Bolinhas para antenas de carros. Todos eles faturam milhões de dólares anualmente e são ideias que qualquer pessoa poderia ter, até teve, mas não colocou em prática. É ai que nós passamos para a terceira dica...

3- Bota pra fazer!
Não importa qual seja o seu projeto, se você acredita que ele lhe trará bons resultados, então faça!
Não deixe no papel, jamais espere que alguém faça por você. O diferencial de um empreendedor é justamente esse, essa é a dica mais importante, ação já!
Empreendedorismo é se arriscar, sem medo de errar, de falir, caso aconteça, recomece, tente sempre, erre até aprender, só assim você conseguirá chegar lá. O sucesso de um projeto inovador tem como peso 30% a ideia e 70% o trabalho e dedicação em torna-la realidade.

4- O Diferencial de seu Produto
Embora você não precise inventar algo que mudará a história da humanidade, o seu produto ou serviço deverá servir para mudar, para melhor, a vida de muitas pessoas, o seu público-alvo.
Para empreender, a sua ideia pode sim ser simples e “estúpida” para a maioria das pessoas, mas se for inovadora e útil para o nicho em que você está focado, bingo! Será um sucesso.
Chega de copiar inovações do exterior ou reinventar a roda, faça algo diferente e único, de preferência algo que a concorrência irá demorar a te alcançar ou lançar um produto similar.
Entrar em um mercado já existente, mesmo que seja com um ótimo produto, irá demandar um alto investimento, e não é fácil encarar uma forte concorrência, competir com preços baixos logo de cara, nos primeiros anos de um negócio não é aconselhável querer bater de frente com empresas mais maduras, a não ser que você tenha um forte investidor em sua equipe, o que é impossível de se conseguir Brasil, então inove, mude a rotina das pessoas para melhor, coloque um diferencial ímpar em seu negócio, assim você terá um tempo de 1 ou 2 anos sem competidores em potencial. Ser pioneiro é importantíssimo para tornar-se referência em um mercado competitivo como o de hoje em dia.

5- Metas
Decidido o que fazer sua ideia em mãos com entusiasmo para botar pra fazer começa então uma fase importante para você não se perder a organização de suas funções a partir de metas pré-estabelecidas.
E nesse caso, as metas são resultados significativos para o futuro do negócio. Não trace metas do tipo: Enviar 50 e-mails, começar site, procurar um salão para alugar.
Pense no seguinte, quando você contar para alguém que uma meta foi cumprida, essa pessoa deverá se surpreender, ou seja, se você chegar e falar, “hoje eu terminei o site e você já pode visita-lo para ver se está bom, aluguei aquele salão do centro e consegui 50 novos clientes já com contratos assinados.”.
Isso é muito diferente do que você dizer que hoje você enviou 50 e-mails pra conseguir novos clientes foi procurar um salão para alugar e começou a criar o seu site.
O que vale é o serviço terminado, o resultado final que caracteriza um passo a frente para o seu negócio.
Então comece dessa forma, criando metas e cumprindo elas como forma de obrigação, dando um passo de cada vez. Assim, quando menos esperar você estará correndo, rumo ao sucesso!

Concorra a um Notebook clicando na imagem abaixo:
Para saber mais sobre a promoção clique aqui. Conto com o seu voto! Se você estiver participando com o seu blog, deixe o link de votação que eu visito e retribuo o voto.

6 Comentários:

Responder

Muito bom o post,
realmente o segredo não é criar algo novo, mas fazer parecer novo aquilo que "criou", no fim trata-se de uma releitura, falei sobre isso no meu post: Novos 'Remakes': http://www.arthurmelo.sintoonize.com/2010/08/novos-remakes.html

O empreendedor além de ideia tem que ser ação, pois não adianta planejar sem por em prática.

Responder

Acho que os topicos 2 e 3 são os mais importantes, não adianta ter ideias mirabolantes, mas sem utilidades ou impossiveis de serem feitas, um produtor pra ser bom tem que ter utilidade.
E depois da ideia com certeza vem por em pratica.
;*

Responder

traçar metas. acho isso fundamental, alias primordial. somente assim poderemos ter sucesso em empreendimentos sejam eles quais forem.

Responder

Eu ainda quero ter uma emissora de TV, ou no mínimo um escritório de Design *_*

Responder

@Dez e Meia Então tá esperando oque para começar a por em prática essa idéia???

Responder

Como a maioria do pessoal está comentando.. esse é o maior problema mesmo.. Botar pra fazer.. falta de atidute ....

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More