quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pequenas empresas ou start-ups também inovam?

Penso que estas empresas são as que mais inovam, ainda mais se analisarmos do ponto de vista cultural e da situação que a nossa economia e políticas de apoio se encontram.. Para superar os desafios do início, o empreendedor é um inovador nato, ele inova em tudo, na adaptação de sua nova vida, sua nova estratégia para tornar seu projeto inovador uma relidade, sobrevivendo às mais precárias condições socio-economicas.
 . Conto com o seu voto! Se você estiver participando com o seu blog, deixe o link de votação que eu visito e retribuo o voto.
Não é necessário investir milhões de reais ou possuir um diferencial tecnológico complexo para ser inovador. Várias das inovações que conhecemos são simples e integram tecnologias ou plataformas já existentes, são maneiras diferentes de se ver coisas que , na verdade, já estão embaixo de nossos narizes.
Quando olhamos os dados do IBGE, apesar de um pouco defasados, vemos que as pequenas empresas são as que mais inovam. A taxa de inovação proporcional destas empresas supera os esforços das grandes.

Inovar com um investimento de milhões, baseado em um modelo de negócio já existente no exterior, na minha opinião, nem deveria ser classificado como "inovador". A inovação, pra mim, deve ser em caráter mundial, novidade para todos e sempre estar acompanhada de uma significativa taxa de risco.


As vezes, a flexibilidade de gestão que estas empresas possuem, principalmente no que tange ao seu processo decisório, permite um maior atrevimento (ou ousadia) no mercado. Quando possuem bons empreendedores tecnológicos em sua equipe, esta estrutura é bastante interessante para desenvolver soluções e explorar novas oportunidades. Inclusive, a tática de criar uma nova pequena empresa à partir de uma grande (spin-off empresarial) tem se mostrado uma boa estratégia para as grandes empresas.


No entanto, os empreendedores start-ups não devem se esquecer que um dos fatores críticos de sucesso de seus esforços reside na boa gestão de seu empreendimento. A tecnologia, por sí só, não resolve todos os problemas, afinal a inovação é um resultado – ou seja, precisamos gerar impacto na sociedade e capturar o seu valor.

Concorra a um Notebook clicando na imagem abaixo:
Para saber mais sobre a promoção clique aqui

0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More