terça-feira, 18 de maio de 2010

O valor de uma marca, embalagem, anúncio, marketing. Exemplo: Nestlé Alpino Fast.

"A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho."

Uma empresa deve cuidar de sua imagem tanto quando de sua equipe, finanças, etc. O Marketing de uma empresa é o meio de comunicação com aqueles que farão ou não um produto ou serviço ter sucesso.

Um mal exemplo disso é a Nestlé que lançou uma bebida lactea de nome Alpino Fast.
Na imagem da embalagem de Cartazes de publicidade você via os chocolate alpino em destaque:



Ao ver essa publicidade o que você pensa?
Pensa que tem o chocolate alpino na fórmula da bebida porém não tem, é apenas uma bebida lactea sabor chocolate. Vi muitas reclamações de pessoas que compraram esse produto e se decepcionaram quando tomaram dizendo que não tinha sabor de alpino.
Eu não tomei então não sei dizer como é a bebida, mas a Anvisa proibiu a propaganda jungando-a enganosa.

G1: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta terça-feira (18), em resolução publicada na Diário Oficial, a suspensão das propagandas referentes à bebida Alpino Fast, da fabricante Nestlé, que induzam o consumidor a acreditar que há chocolate Alpino na composição do produto. A medida tem validade a partir desta terça, segundo a Agência.

Ao meu ver a Nestlé tentou utilizar a credibilidade da marca Alpino nesse novo produto mas sua equipe de marketing não soube cuidar da marca, ligando ela a um produto de qualidade inferior e ainda que não contém o famoso chocolate em sua fórmula.
Na antiga embalagem havia um aviso dizendo: "Não contém chocolate alpino" e ainda a famosa frase "Imagens meramente Ilustrativas".
Apósuma reportagem do jornal Folha de São Paulo que falava sobre essa confusão da marca e a nova bebida, essa frase foi retirada.

Ao ser procurada a empresa adotou duas respostas sobre o produto. Na primeira manifestação sobre o caso, disse que ela tinha sabor "similar" ao do chocolate. Depois, afirmou que "tem, sim, a mesma massa do chocolate Alpino".

Agora o que é pior, continuar com a enganação e desvalorizar a marca Alpino. Ou retirar logo essa publicidade do mercado e assumir os erros arcando com os prejuízos?

O que você, leitor do Colunas de Hércules, faria se fosse do departamento de marketing da Nestlé?

Comente...




Concorra a um Notebook clicando na imagem abaixo:
Para saber mais sobre a promoção clique aqui. Conto com o seu voto! Se você estiver participando com o seu blog, deixe o link de votação que eu visito e retribuo o voto.

15 Comentários:

Responder

O____O
que isso...
Nestlé decepcionou x___x
imagia só comprar alpino fast e depois olhar no rótulo "ñ contém chocolate alpino"
WTF!!?? é alpnou ou não?!
x__x
deprimente.

Responder

eu já havia lido sobre a represália e notei inclusive que até domingo quando vi pela ultima vez a peça publicitária deles estava no ar ainda... já viu o chambinho+ninho solei?? comprei essa semana e para mim é mais um golpe de Publicidade, não senti nada nada de ninho solei, era o mesmo chambinho de sempre...

Responder

tem gosto de chocolate normal mesmo, não tem alpino ma nem aí nem na china!

Responder

Sim de fato a resolução esta ruim..
A cam é boa + a resolução do meu monitor é uma .. ¬¬' ai preciso clarear a foto pra poder ver.. ¬¬'

Voto simm podexá!
=]

Responder

@Esther Eu não vi esse chambinho+ninho solei, mas é isso memso, eu já vi váarios produtos que levam nomes de outros consagrados, mas que nao se parece nem de longe com o original, o problema é nem conter na formula né..rs

Ai, o Tascio já tomou e disse que não tem nada de alpino, mais um consumidor insatisfeito...isso "queima o film" da empresa...

Responder

@Luane Arruda

Ah sim... entendi..rs Obrigado pelo voto.. espero que algum de meus leitores ganhe o Notebook...

Responder

Eu nunca tomei,que bom que não gastei o meu dinheiro com propaganda enganosa :X , me segue eu ja to te seguindo,obrigada pelo o seu comentario la no meu blog,suas noticias são mt boas! ;]

Responder

Faço quinto período de Relações Públicas e sei que esse é o tipo que não se pode cometer. Pelo que vi, realmente parece ser propaganda enganosa.
Gostei muito do blog e estou seguindo.
Vlw pela visita no meu blog e o tenho o documentário que você citou. É muito bom.
T+.

www.comdestaque.blogspot.com -- www.sarau2eteres.blogspot.com

Responder

Eu mesmo ja bebi esta bebida! Nossa realmente imaginei o Gosto puro do chocolate alpino! E tipo, é como se fose o tradicional NESCAL! Nossa reealmente a propaganda fas a diferença! mas fazer oque neh...

Responder

@Dan

Bom mais um consumidor insatisfeito, pelo jeito é propaganda enganosa meeeesmo.. eu imaginei que deve parecer com Todinho.. mas todynho até que é bom.. então sei lá.. parece o que?? Leite com Nescau??? rs

Responder

Já tinha passado por aqui!
Como sempre, muito bom o post!

Beijo ;*

Responder

Muito bom o blog!
Acho que já tinha passado por aqui!

Beijo ;*

Responder

@Gigante Colorado @Gabriela

Obrigado pela visita... continue passando por aqui... amanhã postarei algo novo..

Responder

Boua ou ruim, propaganda e a Alma do negoçio!
Muito Bom o texto!
Alias o Blog ta expetacular!
Parceria aceita!?

Responder

Eu tinha visto isto no erros de mkt...
é impressionante
muito amadorismo
vergonha alheia pelo cara que elaborou esta campanha de mkt.....

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More