domingo, 23 de maio de 2010

O Final de Lost, um grande empreendimento da ABC. Confira e faça o Download em Pdf.

Chega ae fim uma das séries de mais sucesso da história da televisão mundial, LOST. Muitos mistérios cercados ao redor dessa ilha fizeram com que milhões de pessoas se tornassem fãns dessa obra que terá seu último episódio amanhã.
Para quem não acompanhou as primeiras temporadas da série, alguns fãn criaram um " resumo" de 8 minutos que conta os principais acontecimentos da história apresenta os principais personagens, fala sobre a queda do avião e acaba quando alguns estão querendo voltar para a ilha. Veja no video abaixo esse resumo com legenda em português:




Após esse resumo dá pra ter uma idéia de quão criativo é J. J. Abrams que está há quase 3 anos preparando as cenas que serão exibidas amanhã com o desfecho da série.
Poucas pessoas sabiam, desde o começo do ano, o final da história, um desses privilegiados é o protagonista Matthew Fox que recebe com antecedencia o roteiro.
Já seus parceiros de filmagem recebem os scripts apenas dois dias antes da gravação, justamente para se sentirem perdidos e pressionados e facilitar a interpretação de seus personagens.

PERDIDOS NA PRAIA
Matthew Fox, Evangeline Lily e Josh Holloway, protagonistas do seriado “Lost”: somente o primeiro conhece o final da história; os outros recebem o roteiro dois dias antes das filmagens.

Um avião cai numa ilha do Oceano Pacífico – e até o presidente dos EUA, Barack Obama, remarca compromissos por causa do acidente, mesmo sendo fictício. O chefe de Estado americano antecipou o seu primeiro “State of Union” (tradicional discurso anual em que o presidente dos EUA presta contas, pela televisão, à nação) para evitar que ele coincidisse com a transmissão do episódio inicial (são 16 ao todo) da sexta temporada do seriado “Lost”. Inicialmente marcada para o dia 2 de fevereiro, a fala de Obama foi antecipada para a quarta-feira 27. A concorrência poderia ser desvantajosa para o presidente. Com mais de 15 milhões de telespectadores apenas nos EUA, a série que narra os mistérios em torno dos sobreviventes do tal acidente aéreo se transformou em um fenômeno da indústria do entretenimento, inovou ao misturar suspense e ficção científica e, com isso, virou uma mania que está longe de cair de moda.

Vamos voltar ao foco do blog e falar um pocuo "about business". Os números da série impressionam:

- Audiência Espetacular: Na tevê americana, a média de audiência da quinta temporada foi de 11,3 milhões de espectadores, contra os 15,1 milhões registrados na terceira. No Brasil, o canal de tevê por assinatura AXN não divulga números, mas informa que no ano passado “Lost” foi o programa mais assistido em seu horário

- Vendas de DVD: Anualmente, as vendas nessa mídia são de US$ 100 milhões. Ou seja, “Lost” vai continuar dando lucro mesmo depois de acabar. Outro truque da série é chegar ao fim não exatamente no auge, mas com boa audiência. Normalmente, os seriados são “esticados” e só cancelados quando o público dá sinais de cansaço. Por isso, a temporada final de “Lost” vinha sendo planejada há três anos. Os sobreviventes vão deixar saudade, mas no cálculo dos produtores, para matá-la é só voltar à história original. Em DVD, ou, quem sabe, em um futuro filme.

- Lucros com Anunciantes: Segundo o site especializado em propaganda Advertising Age, os números chegam a marca de impressionantes 900 mil dólares por 30 segundos de exibição. Para se ter uma ideia, anunciar nos episódios de estreia da temporada custava cerca de 200 mil dólares. Isso representa um lucro de 450% em publicidade.

- Os Maiores: A série de maior faturamento nesse departamento foi Friends, que em seu episódio final exibiu comerciais de 30 segundos estimados em cerca de 2,3 milhões de dólares. Hoje em dia, um dos minutos mais caros da televisão americana acontece durante a exibição do Oscar, com comerciais de até 1,5 milhão de doláres.

- Prêmios: Lost é uma série que gerou grande impacto e fez sucesso em inúmeros países, todo ano recebe inúmeras indicações de diversos prêmios entre Emmy Awards, Golden Globe Awards, Golden Reel Awards,Satellite Awards, Saturn Awards, TCA Awards, Teen Choice Awards, Writers Guild of America Awards e inúmeros outros. Já acumulou em 5 temporadas, um total de 176 indicações, destas faturou 50 prêmios.

Mercado Paralelo, downloads, legendas, etc.

Quem curte LOST não espera um ano para passar na TV Globo ou semanas na AXN para saber os desfechos dos mistérios dessa intrigante série. Há um meio ilegal alternativo de se ver os episódios em pouco tempo após a sua exibição nos Estados Unidos (Há os que vem ao vivo em streaming).
Nos últimos anos, os seriados pegaram fama no Brasil graças aos blogs e sites de downloads que fazem em tempo recorde a tradução e legendagem das séries e as disponibilizam para downloads em diversos formatos (RMVB, AVI, WMV, DIVX, etc), impossível calcular se essa " facilidade" traz prejuízos ou benefícios para os produtores, pois por um lado ele prejudica as vendas de DVDs originais e diminui a audiência das Tvs atrapalhando assim a venda de propagandas, porém por outro lado ela difunde em todo o território a marca como um publicidade grátis, instantânea e espontânea, fazendo com que a popularidade da série aumente, assim com  as vendas de produtos relacionados à mesma. Resumindo, LOST não seria tão popular se não houvesse como assistir através dos downloads.

Um exemplo disso é a  Empresa Psicopatas que é o principal grupo que faz as famosas traduções da série na web.


Tata nunca mostrou seu rosto na internet. Esse é o máximo que ela se permite
(Foto: Arquivo pessoal)

Pricila, mais conhecida como Tata, é uma bióloga carioca de 35 anos, viciada em séries americanas. Atualmente assiste a 39 delas em seu computador. Durante os últimos três anos ela foi a editora do site Legendas.tv, o maior do país dedicado à legendagem amadora.
Há quatro também é coordenadora do Psicopatas, principal grupo responsável pelas legendas de “Lost” em português que surgem na web apenas duas horas depois do programa ser exibido nos Estados Unidos.

As legendas “piratas” existem muito antes de “Lost”. Antes de a série começar, em 2004, as mais populares eram feitas para filmes raros, antigos ou que ainda não tinham nem estreado no Brasil.

Na 6ª e última temporada do seriado, Tata aumentou a equipe do Psicopatas. Para fazer apenas a legenda de “Lost”, ela tem cinco pessoas ao todo, selecionadas rigorosamente de outros grupos famosos, como Insubs e United Team. Elas assistem primeiramente ao capítulo por sites de transmissão ao vivo, e depois baixam o episódio, que servirá de molde para a legenda ser “colada”. Ela é criada de madrugada, a partir de um arquivo closed caption enviado por algum internauta americano ou canadense. Por isso eu chamei de Empresa eles trabalham com uma estrutura logística que poucas empresas nacionais possuem. É um processo rápido 100% feito pela internet, com apoio internacional, disponibilizam a legenda em 2 horas, e após 30 minutos, com boa conexão, você poderá assistir ao episódio inédito de sua série favorita.

Após  LOST ela não vai mais trabalhar com legendagem, não tem a ver com o fim da série, mas sim com o fato dela não ganhar dinheiro com isso. Exatamente, eles fazem legendas por hobby, não cobram nada, não lucram nada, por isso não consideram essa atividade como um ato ilegal. Por fim ela ainda diz que está insatisfeita com o final da série, julgando falta de criatividade do produtor ao explicar certos enigmas de forma muito simplista.

Lições que ela deixará


Sim, para o Mundo dos Negócios, LOST deixará muitas lições....
A experiência dessa série constitui em grande legado e aprendizado para aqueles que querem melhorar seus negócios e ter sucesso em seu empreendimento.
O programa ultrapassou os limites da televisão e se tornou multiplataforma, com diferentes mídias e uma diversificada linha de produtos. Tudo isso agregado a um formato inovador e interativo, além de um excelente marketing difusor da sua imagem.

1-Inovação para competir: O seriado Lost demonstra que ser inovador e buscar diversas formas de atingir seu público podem ser ferramentas decisivas para o sucesso. Lost surgiu no momento em que as séries de TV estavam presas à mesmice de seriados intermináveis e repetitivos. O mistério, o absurdo e a aparente falta de sentido no que está sendo exibido fomentaram o sucesso da série.
Todos os negócios possuem concorrentes diretos ou indiretos que estão sempre atentos às inovações. Para se manter e ser agressivo no mercado é necessário ter um diferencial ou uma vantagem competitiva, e saber surpreender o cliente pode ser a melhor forma de alavancar resultados.

2 - Saber escutar os "clientes": Os produtores e diretores de Lost souberam aproveitar as opiniões do seu público, disponíveis em vários locais da internet, como nas redes sociais, e principalmente nos índices de audiência do programa.
A tendência das ferramentas de feedback para identificar o grau de interesse do público-alvo está em alta. A troca de opiniões entre cliente e empresa amplia a interatividade e transforma esse relacionamento em alavancagem de vendas e estímulo de compras.

3– Disponibilidade 24h: Lost fez com que o interesse de seus fãs não acabasse quando subissem os créditos do programa na TV. A interatividade que buscou proporcionar através de outros meios de comunicação, principalmente a internet, fez da série um marco de diversão do futuro, transformando-se em um produto verdadeiramente multimídia.
A falta de tempo em determinados horários deixou de ser um problema para o consumidor (cliente), pois com a internet é possível se conectar a qualquer hora, de acordo com sua vontade e disponibilidade. As empresas que souberem aproveitar todas as vantagens que a internet oferece vão sair na frente da concorrência. Usar desta facilidade significa estar disponível 24 h para atender o anseio do seu consumidor, quando ele realmente deseja.

4 - Exigência de qualidade e eficiência: Ter sucesso no negócio também depende de um produto de qualidade. Lost não faria tanto sucesso se os seus produtores e elenco não tivessem realizado um excelente trabalho.Não adianta, por exemplo, as empresas investirem pesado no marketing de um produto ou serviço, se o mesmo não possuir qualidade. Além de não conseguir fidelizar seus clientes, esses consumidores poderão se tornar uma publicidade involuntária contrária para a empresa. Por isso, prime pela qualidade e eficiência de seu produto ou serviço.

5 - Focar novos caminhos para ampliar os negócios: Lost provou como pode ser útil investir em outros mercados a partir do seu foco e produto principal. A criação de novas modalidades de entretenimento, feitas pelos produtores de Lost, atingindo a TV, internet, livro, games, camisetas, além de outros meios, demonstrou que a partir de um único produto é possível criar novas formas de atingir o público e ganhar mercado.
Empresas que conseguem aumentar seu leque de abrangência com competência têm grandes chances de reverter essa estratégia em lucros e crescimento.

6 - Sucesso duradouro não vem por causa de sorte: Para aqueles que acham que ter sorte é o que vai fazer sua empresa crescer, está profundamente enganado. Ter uma postura inovadora, buscar novas formas de agregar valor a sua identidade e chamar atenção dos seus clientes, podem ser a melhor forma de alavancar resultados duradouros.
Esteja bem preparado, tenha um plano, metas claras e permaneça focado independente das circunstâncias ou dificuldades.

7 - Não deixe um talento escapar por não ter um cargo específico para ele no momento: No início da série Lost, quando ainda estavam recrutando os atores, diversos personagens tinham um período limitado na série, mas como foram identificados grandes potenciais, acabaram mantidos e se tornaram personagens essenciais para a trama, como, por exemplo, o personagem Jack. Além disso, outros personagens foram ajustados de acordo com o perfil do ator, entre eles, os personagens Charlie, Hurley, e Sawyer.
Ter pessoas capacitadas e talentosas dentro de uma empresa também é um fator diferencial para a empresa. Por isso, deve-se valorizar e buscar manter os talentos na organização, pois esses profissionais são capazes de trazer resultados surpreendentes para o negócio.

8 – Marketing bem elaborado: Na série, foram criados programas de marketing direcionados e bem elaborados para atrair e envolver ainda mais as pessoas. Esses programas produziram legiões de fãs.
Com planos de marketing inovadores e a condução de uma estratégia apropriada para cada produto específico, é possível alcançar resultados de intensa fidelidade dos clientes - estágio que deve ser construído passo a passo e sem perda do foco dos objetivos.

9 - Saiba utilizar seus clientes para ganhar mais clientes: Recomendações feitas por clientes se tornaram a nova moeda de valor no sucesso de uma empresa. Quando os clientes ficam realmente impressionados com seu produto ou serviço, tornam-se "vendedores não-oficiais", os quais se transformaram em uma poderosa força de marketing.
Nesse contexto, esse grupo de clientes satisfeitos pode ser convertido em uma ferramenta possante para aumentar o universo de clientes, por meio de depoimentos interpessoais espontâneos. Lost conseguiu isso com bastante eficácia.

10 - Mantenha as redes sociais sociáveis: Os fãs e produtores da série criaram vários canais virtuais para compartilhar teorias e participar de discussões.Só no Orkut mais de mil comunidades fazem referência à Lost e a seus personagens. O Facebook contabiliza mais de 500 grupos na categoria "artes e entretenimento".
Através de redes sociais, fórum, blog, e outros meios de interatividade, principalmente localizados na internet, é possível medir a força da marca e saber se seu produto ou serviço vem agradando seus consumidores.
Em Lost, essas dez atitudes diferenciadas fizeram com que uma legião de telespectadores quisesse saber mais sobre a ilha, seus personagens e os mistérios que surgiram nesse local enigmático, dando mais fôlego ao conteúdo do produto e atraindo cada vez mais pessoas ao programa.



Concorra a um Notebook clicando na imagem abaixo:
Para saber mais sobre a promoção clique aqui. Conto com o seu voto! Se você estiver participando com o seu blog, deixe o link de votação que eu visito e retribuo o voto.



Fontes:
G1
Portal IstoÉ
Wikipédia
www.administradores.com.br
Youtube.com
Legendas.Tv
ABC
AXN










2 Comentários:

Responder

Olá...obrigado pela visita ao meu blog...retribuindo a visita gostaria de pedir que ajudasse a divulgar nosso blog, se possível e claro. Obrigado pela força!

Responder

lost sempre foi uma grande serie não só no seu fimm

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More