quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A importancia de uma boa Logomarca (Logotipo, Logotype, Symbol) - Marketing

Um tema que muito me agrada é o "Marketing" a estratégiade convencer o seu público alvo a agir da maneira que você gostaria, seja comprando seus produtos, usando eles, vendendo-os ou apenas falando sobre o seu negócio em uma roda de amigos.




O Marketing é a alma do negócio, como diz aquela famosa frase:

"Marketing é algo muito importante para deixar nas mãos do departamento de Marketing"


 Bom, eu não vou falar hoje sobre a importancia do marketing em uma empresa, sobre o que fazer, estratégias de publicidade, teorias e conceitos, teses, etc... Fica pra um outro dia as minhas idéias sobre propaganda. Porém eu gostaria de falar sobre uma curiosa história de uma importante ferramenta utilizada por TODAS as empresas do mundo em relação à marketing: A Logomarca.
 
De onde surgiu a idéia de criar um desenho, fonte, imagem, uma arte qualquer que caracterisa toda a história da empresa, seus ideais e fazer da marca, única em reconhecimento pelos clientes?
 
Bom de onde surgiu eu ainda não concegui achar em minhas pesquisas, quando souber eu conto. Mas que esse artifício publicitário é muito improtante, ninguem duvida.
 
Vamos do inicio...
 
Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio e é considerado correto pela Lingüística. No entanto, o termo é visto como inadequado por diversos designers por não possuir a necessária precisão.


Em seu livro "O Efeito Multiplicador do Design", a designer Ana Luísa Escorel discute o termo logomarca. Ela lembra que a palavra logos, vem do grego significando conhecimento e também palavra. E, embora a etimologia coloque como correlato mais apurado de logos em português os termos estudo ou lógica, a designer afirma que logomarca significa “palavra-marca” o que, na opinião dela, não faz sentido. Ela defende ainda que os brasileiros deveriam adotar os termos utilizados no resto do mundo. Seria Logotype, Logo ou Symbol.

Deixando essas definições de lado, vamos ao que interessa: Business.



Logos modificadas: Não tem como enganar :)


A MARCA de uma empresa, produto ou projeto é o maior patrimônio de um negócio bem sucedido. Por isso é importante saber como criá-la e utilizá-la de maneira inteligente, criativa, coerente e funcional. A aplicação destes valores nos materiais gráficos e publicitários deste negócio estabelecerá uma Identidade Visual distinta, uma IMAGEM própria e particular. E essa IMAGEM promoverá a fixação da marca na memória dos clientes e do público alvo.

"Raramente se tem uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão"

Robert Wong quando disse essa frase, certamente não pensava apenas em um veiculo de primeiro contato; Causar boa impressão é imprescindível a qualquer relação, seja profissional ou não. Quando há a possibilidade de contato pessoal, temos várias formas de fazer com que o saldo dessa impressão seja positivo; estar preparado, passar confiança, estar adequadamente vestido e estruturado, são alguns exemplos de como podemos causar essa boa primeria impressão, mas e quando uma imagem fica responsável por tudo isso? É possível uma Identidade Visual representar preparo, confiança, adequadamente "vestida" (DESIGN) e que fundamentalmente passe tudo que alguém bem preparado poderia transmitir?


Sim, ou melhor, deve fazer esse papel, a Identidade Visual, em seu próprio significado expressa isso: conjunto de elementos gráficos que representam visualmente, e de forma sistematizada, um nome, idéia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos é o que chamamos de Logotipo, um Símbolo gráfico e conjunto de cores.


Logo Tora Tora : http://www.toratora.com.br/


A responsabilidade para desenvolvimento de logotipo, marca, logomarca, deve ser depositada em profissionais capacitados, com a participação indispensável dos representantes da empresa, pois ninguém entende mais do negócio do que eles, para que consigam transmitir com a imagem estes elementos, que ajam mais ou menos como as roupas e as formas das pessoas se comportarem. Devem informar, substancialmente, à primeira vista. Estabelecer com quem os vê um nível ideal de comunicação.

O desenvolvimento de um Logotipo trata-se de um investimento imprescindível, principalmente quando não dispomos de grandes investimentos para comunicar, justificar e apresentar essa Marca. Por exemplo, como poderíamos imaginar se não fossem os investimentos em mídia ao longo de anos, que a NIKE é uma empresa que vende material esportivo? Embora seja uma das pioneiras com qualidade e aceitação incontestáveis, a marca não comunica nada mais do que ela mesma e a menos que disponha de investimento similar em publicidade à logomarca da empresa deve ser muito mais comunicativa, mesmo que seja simples.

Está comunicação ganha força com o crescimento acelerado do uso da internet, a necessidade das empresas em se atualizar e oferecer atendimento on-line, que não seja pessoal, o Logotipo, site e toda comunicação Visual são determinantes no processo. O logotipo é como assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, o logotipo deverá seguir um padrão Visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada para dispersão e aceitação.

Por isso desenvolver, bem como, usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem, personalidade e sucesso da empresa.


Não esqueça de Comentar, pois a sua opinião é muito importante para nós






Rede Social para Empreendedores Brasileiros

Clique AQUI para entrar na Rede.

Apoio:








0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More