sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O sonho do negócio próprio - Bota pra Fazer

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, o sucesso sempre virá acompanhado de sacrifício e muito trabalho. Você deve amar muito seu projeto, pois irá dedicar uma boa parte do seu tempo a ele.


Entretanto, converter este sonho em realidade, requer um cuidadoso planejamento cujo objetivo principal é  construir um negócio lucrativo.
Um bom planejamento irá ajudar muito quando os primeiros obstáculos surgirem. Esse post vai tentar te ajudar a conquistar esse sonho.


Ter um negócio próprio

Ter o proprio negócio não é para todos, é para empreendedores, sonhadores que querem mudar o mundo, sua vida e tem um ideal diferenciado dos padrões conhecidos por todos.

Ser o próprio patrão é a mesma coisa do que assumir que quanto mais você trabalhar, mais lucros serão gerados para você mesmo, seu faturamento está em suas mãos, o potencial de crescimento é bem maior do que se você fosse funcionário de alguma empresa.

O empreendedor vê um novo negócio como uma aventura, apresenta riscos que vale a pena para alcançar objetivos, desafios constantes e oportunidades de aprendizado até nos "fracassos"decorrentes.

Fracassos?


O sucesso nunca é automático, não tem garantia e não é baseado na sorte. O sucesso não é para sortudos, é para sonhadores dedicados, depende, principalmente, da capacidade de organização e de previsão do empreendedor.

Abrir um novo negócio é sempre uma atividade de risco e as chances de sucesso são pequenas, ainda mais no Brasil onde não existe investidores de verdade, há muitos impostos, poucas políticas voltadas para o empreendedorismo, rejeição cultural a produtos nacionais, entre outros fatores que dificultam a vida do empreendedor. Segundo algumas pesquisas mais de 50% das pequenas empresas fracassam no primeiro ano de vida e 95% fracassam nos primeiros cinco anos.





As razões abaixo não são para assustar e sim para alertar que esteja preparado para o caminho árduo que irá trilhar. Subestimar a dificuldade em iniciar um negócio é uma das grandes barreiras para o sucesso. Entretanto, você poderá alcançar o sucesso se for paciente, estiver preparado para muito trabalho e seguir as etapas necessárias. Vejamos as principais razões de fracasso:

· Falta de experiência.
· Falta de capital (dinheiro).
· Localização inadequada
· Gerenciamento de estoque ruim.
· Investimento demais em ativos fixos.
· Negociações de créditos mal feitos.
· Uso pessoal dos recursos financeiros da empresa.
· Crescimento não esperado.
· Concorrência
· Vendas baixas.

Eu tenho uma Idéia

Todo novo empresário sonha em lançar um produto que seja uma novidade, ousada, fruto de sua inteligência e criatividade, que irá melhorar a vida das pessoas e revolucionar o mundo gerando muito dinheiro para o dono da idéia. Ele conhece e se baseia nas histórias de empresários que ficaram ricos com uma boa idéia, Bill Gates, Steve Jobs... Esquece, entretanto, que a maior parte das empresas morrem em seu primeiro ano de vida e que o número de fracassos é extremamente maior que o número de sucessos.

Se você pensa em ter seu próprio negócio baseado em experiências que já deram certo, tudo bem é algo mais seguro, basta "copiar" o plano de negócios da maior empresa do setor que você pretende atuar, usar as mesmas estratégias de marketing, e agir, o resto ai sair por cadeia, pois o produto que irá vender já é conhecido pelos consumidores.




Isso gera lucros , com certeza, mas com o tempo você precisará inovar em algo, senão será engolido pela grande concorrencia, e entrará para aquela fatia dos 95% de empresas falidas.

Agora se você tem uma idéia inovadora, algo não existente saiba que as chances de dar errado são maiores, mas se der certo, ninguem irá te engolir, você se destacará e crescera absurdamente, porém o trabalho será em dobro para alcançar isso e os riscos nem se fale. E, para mim, ai que está a graça do empreendedorismo, a aventura de inovar e muda ro mundo , os costumes das pessoas.

Eu encontrei "cursos"de institutos que se dizem formadores de empreendedores que apioam somente a idéia de copiar um negócio já existente, eu acho isso um absurdo, eles dizem que não devemos inovar em primeiro momento, nem oferecer produtos novos...

Se fosse assim o mundo não estaria girando, não existiria coisas com ainternet, telefone, acho que nem a roda teria sido inventada. Nós seres humanos estamos aqui para evoluir e viver melhor, melhorar os alimentos e a medicina, a tecnologia e a economia. Inovação á a palavra-chave para o sucesso, nao tenha medo de inovovar e se destacar no mundo dos negócios, muitas portas estão esperando para serem abertas por você.

-----------------------------------------------------------
Apoio:



0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More