quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A história da Empresa Nintendo - Fatos e Curiosidades.

Vamos hoje falar sobre essa maravilhosa empresa, uma gigante da indústria dos games que leva, há décadas, entretenimento para o mundo.


 
Fundação 23 de Setembro de 1889
Sede Kyoto, Japão
Presidente: Satoru Iwata
Empregados 3,768 (2008)
Setor: Indústria Jogos de cartas (anteriormente), Videogames (atualmente)
Produtos Principais: Game Boys, Color TV Game, NES, SNES, Nintendo 64, Nintendo GameCube, Nintendo DS, Wii, e vários jogos para estas plataformas


CURIOSIDADE 1:
NIN - TEN - DO são 3 Kenjis com diversos significados, O significado da palavra Nintendo pode ser: "Equipare-se aos céus", "Deixe que os céus façam por você", ou até mesmo: "Alcance o paraíso". Esse nome tem a intenção de dar um sentimento de superioridade ao consumidor e ser uma forma de propaganda e marketing com objetivo de comparar a Nintendo a uma "bênção divina" e relacioná-la a Deus.

A Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi em 1889 e fabricava cartões artesanais de Hanafuda (Baralho tradicional japonês) chegou a produzir em 1950 cartões com personagens Disney, e assim ficou até a década de 60, foi quando Hiroshi, bisneto do fundador tentou obter sucesso em outras áreas: fundou uma rede de TV, uma companhia alimentícia - que tentou vender arroz instantâneo, no estilo do macarrão instantâneo - e até mesmo motéis. Mas Hiroshi não consegiu obter o sucesso desejado, as empresas faliram e, ainda por cima, após as Olimpíadas de Tóquio a venda de baralhos diminui, quase levando a Nintendo à falência, pois com o lançamento dos consoles da Atari (clique aqui para ler a história da Atari) e jogos eletrônicos da Bandai, o mercado de cartas perdeu força.



Sede da Nintendo quando ainda fabricava cartas
Assim a Nintendo entra definitivamente neste ramo com a fabricação de pequenos aparelhos eletrônicos , chamados Game & Watch. O então criador Gunpei Yokoi daria início à era digital da empresa que prosseguiria ao longo das décadas de 1970 e 1980, com a fabricação de fliperamas. Mas os fliperamas da Nintendo não emplacavam nos Estados Unidos.









Então, Shigeru Miyamoto, um designer trabalhando desde 1977 na empresa, fora chamado para criar um jogo que pudesse usar os gabinetes do mal-sucedido Radar Scope. Miyamoto, que não entendia nada de tecnologia, criou um game sobre um marceneiro chamado Jumpman que salvava sua namorada de um gorila. Donkey Kong, lançado em 1981, foi um sucesso, e revelou dois personagens: o gorila-título, e Mario, que se tornaria mascote da empresa.





Donkey Kong


CURIOSIDADE 2: O sobrenome de Mario é “Mario”. Isso mesmo, Mario Mario. E ele recebeu esse nome pois na época do lançamento do arcade de Donkey Kong, o personagem (que tinha o nome de Jumpman) era tão parecido com o dono do prédio da Nintendo nos EUA (um italiano, por sinal) que se chamava Mario.
Mario




Após outros arcades bem sucedidos, como Donkey Kong Jr., e Mario Bros., a empresa resolveu investir num console. O Famicom (Family Computer) foi lançado no Japão em 1983, e em 1985 foi lançado nos Estados Unidos com o nome NES (Nintendo Entertainment System). O NES é apontado por "salvar" a indústria de videogames que tinha entrado em crash no ano de 1983, vendendo cerca de 60 milhões de consoles. Com as grandes vendas deste console e dos jogos Super Mario Bros., Metroid e The Legend of Zelda a Nintendo consagra-se definitivamente como líder mundial e torna-se símbolo de toda uma geração. Nessa época, muitas pessoas nem mesmo usavam o termo "console", preferindo referir-se a esse tipo de aparelho simplesmente como "Nintendo".

Famicom (NES)




Em 1989, a Nintendo lançou seu primeiro portátil, o Game Boy, e viu um primeiro grande concorrente surgir: a Sega, com seu Mega Drive. Com a Nintendo lançando a Super NES em 1991, as duas empresas lutaram ao longo dos anos 1990 pelo domínio do mercado dos consoles. A Mega Drive reduziria os 90-95% do mercado da Nintendo a meros 35%, mas jogos como Super Mario World, Street Fighter II, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Donkey Kong Country e a série Final Fantasy garantiriam o primeiro lugar de volta à Nintendo.
Game Boy


Super Nes
CURIOSIDADE 3: O jogo Super Mario World vendeu 20 milhões de cartuchos pelo mundo, tornando-se o jogo mais vendido da história dos games


Em 1995, a Nintendo anunciou seu próximo console, o Nintendo 64, e a Sony, gigante no mundo dos aparelhos eletrônicos, lançou a PlayStation (inicialmente planeado como periférico para o SNES, para ler CD's). Como a consola da Sony usava CDs, e o Nintendo 64 mantinha os cartuchos (devido aos seus tempos de loading serem muito menores), a maioria dos fabricantes abandonou a Nintendo para trabalhar com a Sony. O Nintendo 64 foi lançado em 1996 e foi superado pelo PlayStation, ficando em 3° lugar, atrás também do Sega Saturn, mas garantiu a segunda posição nos EUA.


Em 1996, foi lançado o Game Boy Pocket, versão menor do original, e os primeiros jogos de Pokémon, que garantiram vendas enormes do portátil e viraram uma enorme fonte de lucro para a empresa. Em 1998, fora lançado o Game Boy Color.







N64


Em 2001, a Nintendo lançou o sucessor da N64, a Nintendo GameCube. O console sofreu uma dura concorrência da Sony com o Playstation 2, e da recém-chegada Microsoft e o seu Xbox. Também em 2001 apareceu o sucessor do Game Boy, o Game Boy Advance, que foi logo substituido pelo Game Boy Advance SP, que revolucionou o mercado por ser o primeiro com luz própria. Em 2004 foi apresentado um novo consolo portátil, o Nintendo DS, com um conceito inovador: duas telas, sendo uma delas tocável, como nos Palmtops, que recebeu 3 milhões de pré-encomendas no seu lançamento. Este também sofreu uma dura concorrência com a chegada do portátil da Sony o Play Station Portable (PSP). Em 2005 foi lançada uma versão à parte do Game Boy Advance, o Game Boy Micro.


Game Cube




Nintendo DS


Na E3 de 2005 a empresa anunciou a sua entrada na nova geração, lançando o seu novo console, com o codinome Revolution. Em 2006, esse Revolution mudou de nome para Wii. Para muitos gerou controvérsia, pois não fazia sentido, mas, com o passar do tempo, as pessoas descobriram que fazia todo o sentido, já que para um não-gamer, ao ouvir esse nome e saber que é um vídeo game, ele saberá que este é bem simples e fácil de jogar. Ao final de 2006, foram lançados o Wii(em 19 de Novembro nos EUA e em 2 de Dezembro no Japão) e um de seus rivais, um novo membro da velha família PlayStation, o PlayStation 3, que, junto com o Xbox 360(lançado um ano antes), teria os mais avançados gráficos e som dos vídeo games, mas isso o torna caro demais até mesmo para americanos, custando US$600. A Nintendo, ao contrário, não queria gráficos avançados ainda, mas sim colocar uma nova forma de jogar com o Wii-mote, que acompanha os movimentos dos jogadores e atrair novos gamers para o mercado de vídeo games, e com isso conseguiu a liderança dos consoles.


Em 2006, a empresa lança o Nintendo DS Lite, uma versão mais fina do Nintendo DS original e com melhores gráficos.


Em 2008, foi lançada outra verção do Nintendo DS, o Nintendo DSi, que vem mais fino que o Nintendo DS Lite, mas um pouco mais largo, vem também com duas cameras de o equivalente a 3 megapixels, além de sua melhor conexão.








Os jogos mais vendidos do Super Nintendo:


Super Mario World (20 Milhões)
Donkey Kong Country (8 Milhões)
Super Mario Kart (8 Milhões)
Street Fighter II (6.3 Milhões)
The Legend of Zelda: A Link to the Past (4.61 Milhões)
Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest (4.37 Milhões aproximadamente: 2.21 Milhões no Japão, 2.16 Milhões nos EUA.)
Street Fighter II Turbo (4.1 Milhões)
Super Mario World 2: Yoshi's Island (4 Milhões)
Dragon Quest VI (3.2 Milhões no Japão)
Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! (2.89 Milhões aproximadamente: 1.77 Milhões no Japão, 1.12 Milhões no EUA.)
Dragon Quest V (2.8 Milhões no Japão)
Final Fantasy VI (2.55 Milhões no Japão)
Final Fantasy V (2.45 Milhões no Japão)
Super Mario All-Stars (2.12 Milhões no Japão)
Chrono Trigger (2.03 Milhões no Japão)
Super Street Fighter II (2 million)
Secret of Mana (1.83 Milhões)
Aladdin (1.75 Milhões)
Super Puyo Puyo (1.7 Milhões no Japão)
Mortal Kombat 2 (1.51 Milhões nos EUA.)
Romancing SaGa 2 (1.49 Milhões)
Final Fight (1.48 Milhões no Japão)
Super Mario RPG (1.47 Milhões no Japão)
Dragon Ball Z (1.45 Milhões no Japão)
Final Fantasy IV (1.44 Milhões no Japão)
Dragon Quest III (remake) (1.4 Milhões no Japão)
Killer Instinct (1.33 Milhões nos EUA)
Romancing SaGa (1.32 Milhões)
Romancing SaGa 3 (1.3 Milhões no Japão)
The Lion King (1.27 Milhões nos EUA)
Mortal Kombat 3 (1.22 Milhões nos EUA)
NBA Jam (1.22 Milhões nos EUA)
Disney's Magical Quest starring Mickey (1.21 Milhões no Japão)
Derby Stallion III (1.2 Milhões no Japão)
Dragon Warrior I & II (remake) (1.2 Milhões no Japão)
Mega Man X (1.16 Milhões)
Dragon Ball Z II (1.15 Milhões no Japão)
Derby Stallion '96 (1.1 Milhões no Japão)
Kirby Super Star (1.1 Milhões no Japão)
Super Ghouls 'n Ghosts (1.09 Milhões)
Final Fight 2 (1.03 Milhões)
Casper (1 Milhão)

Nintendo Wii

4 Comentários:

Responder

O post ficou completo!

Não sabia que era tão antigo assim. Se conhecer alguém que goste vou indicar os mais vendidos.

Responder

Parabéns pelo post cara! Muito compelot mesmo!

Responder

Realmente a empresa é bem antiga.

Obrigado pelos comentários, voltem sempre ao blog.

Para seguir, basta utilizar o gadget ao lado... torne-se fãn de nossa página no Facebook

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More