sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Fazer negócios no Brasil continua difícil?

Acabou de sair a nova edição do estudo Doing Business -- aquele relatório do Banco Mundial que mede a facilidade de fazer negócios num país. Na edição deste ano, numa lista de 181 países, o Brasil ficou em 125º lugar -- só uma posição melhor que no ano passado --, atrás de países como Butão, Lesoto, Nepal e Paraguai.

O relatório também mostra que as pequenas e médias empresas brasileiras gastam, por ano, uma média de 2 600 horas de trabalho em procedimentos relacionados ao pagamento de impostos. Isso significa que o Brasil é o país onde mais se perde tempo com o pagamento de tributos -- seguido de Camarões, com uma média anual de 1 400 horas de trabalho empregadas nesse processo.

Entre os critérios usados para medir a qualidade do ambiente de negócios de cada país estão as políticas relacionadas a contratações, financiamentos, pagamento de impostos, exportações, propriedade intelectual e abertura de negócios. No Brasil, por exemplo, ainda são necessários, em média, 18 procedimentos diferentes para abrir uma empresa, processo que pode levar cerca de 152 dias.

E você, que empreende no Brasil? O que acha desse cenário? É isso mesmo?

Para ver o estudo completo (em inglês), clique aqui .
--
Créditos: Hugo Vidotto, Repórter EXAME PME .
Publicação autorizada por Luisa Mendes, REVISTA EXAME PME

--

VAREJISTA


Acesse o site: http://www.toratora.com.br/ e entre em contato conosco, temos uma oportunidade para melhorar os seus negócios sem necessidade de altos investimentos. Tecnologia e automação que levará a sua loja para a porta de cada novo cliente.

Ou entre em contato através do e-mail: contato@toratora.com.br


0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More