sexta-feira, 12 de junho de 2009

Tecnologia: Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada

A nova sensação dos programadores em imagens.

Assita um video exemplo:





Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.

Essa técnica está movimentando o setor de programação e sendo utilizada e incorporada a varios produtos, principalmente na área de marketing como já usada pela BMW e por um empresa de Figurinhas, isso mesmo, até no tradicional e icônico mercado de cards e figurinhas. A Topps é uma das pioneiras em cards de jogadores de baseball, fundada em 1938, e responsável por criar toda uma cultura e uma legião de colecionadores aficionados em torno do produto.

Durante muito tempo foi um negócio estimado em 1 bilhão de dólares, mas que vem encolhendo cerca de 200 milhões de dólares anualmente, segundo a Major League Baseball Properties. Ainda que tenha tentado inovar e gerar uma rede social online em torno dos cards, a Topps acredita que a internet acabou tornando o ato de colecionar papel um tanto ultrapassado e sem sentido para os garotos de hoje.

Sendo assim, a empresa se uniu com a francesa Total Immersion para lançar uma nova linha de cards de baseball: a Topps 3D Live. Nada mais é do que colocar um pouco de tecnologia no papel, e assim dar novo fôlego para toda uma indústria.



Através de realidade aumentada, basta colocar o cartão em frente uma webcam para fazer o jogador ganhar vida. E quando falo em ganhar vida, não é apenas ter um modelo 3D se movimentando na tela, mas também com a possibilidade de interagir e comandar o jogador. É possível até gerar disputas de um card com o outro, já que o software reconhece as informações de habilidade de cada jogador, mostrando quem é o melhor.

Assista o vídeo abaixo para entender melhor. Inspirador, para dizer o mínimo, e um belo exemplo de como usar a tecnologia a favor do produto, não apenas porque está na moda.


Confira no vídeo abaixo:




7 Comentários:

Responder

Caracas, muito legal!
Imagino as disputas de RPG que isso vai gerar... Ahaahauahua
Belo blog!

http://papeisriscados.blogspot.com/

Responder

Poxa, acho essa aera da computação simplesmente perfeita, criar e fazer tornar-se de certa forma 'real' algo pra vender e repassar algum produto, é maravilhoso.
Imagino que deve-se muito estudo pra fazer isso dai. Muito bom mesmo!

:***

Beijos

Responder

Heyu, obrigado pela visita. E no post da coca cola, desculpa, a minha fonte foi de um jornal venezuelano, mas se voce quiser entrar na bbc brasil vai encontrar mais a respeito. Não se trata de um spam. É assunto atual. Quarta feira que foi proibido! xD


Obrigado!

Responder

Caraca ...
A tecnologia cada vez nos surpreende mais!

Parabéns pelo blog!
Abraços

Jader Araújo '
PLANO B!
http://pontocriticocultural.blogspot.com/

Responder

Rapaz, realmente eu demorei um pouco para acreditar! Isso aí é o cúmulo do avanço tecnológico!! Ótimo post, cara!! Adorei! =D

Responder

Nossa impressionante mesmo! A informática parece que não tem limites mesmo, isso seria de certa forma impensavel uns anos atrás!

Otimo Blog.

http://gustasou.blogspot.com

Responder

http://fimescinep.blogspot.com/
Olá
virei sua seguidora quando puder
da uma passada no meu???
vlw
parabéns pelo blog

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More