sábado, 27 de junho de 2009

Sinal verde para construção de nova nave européia

Coluna: Tecnologia

Veículo de reentrada na atmosfera

A Agência Espacial Europeia (ESA) deu o sinal verde para o início da construção de um novo veículo de reentrada na atmosfera, destinado a trazer de volta carga e tripulação do espaço. O IXV, ou Veículo Experimental Intermediário, faz parte do Programa Preparatório de Lançadores do Futuro (FLPP) da ESA.

O objetivo do projeto IXV é desenvolver um veículo demonstrador (para teste de tecnologias e materiais) de reentrada atmosférica autônomo, com um desempenho aerodinâmico aprimorado, graças ao seu formato, e equipado com um sistema de controle baseado em superfícies aerodinâmicas e de propulsão e com proteção térmica avançada para a reentrada atmosférica.

Acima da Estação Espacial Internacional

O veículo pesará cerca de 1800 kg e será lançado por um foguete Vega a partir do Porto Espacial Europeu em Kourou, na Guiana Francesa. O foguete colocará o IXV a uma altitude de aproximadamente 450 quilômetros, um pouco acima da altitude normal da Estação Espacial Internacional, o que o capacitará a diversos tipos de missão, além da realização autônoma de experimentos no espaço.

A partir de lá o veículo experimental iniciará o voo de regresso à Terra, caindo de uma forma segura e suave no Oceano Pacífico.

Com uma velocidade de entrada aproximada de 7,5 quilômetros por segundo, o IXV realizará, já em seu voo de estreia, uma missão completa, totalmente representativa dos voos que ele deverá realizar quando for posto em serviço.


Novas tecnologias


"A missão do IXV é uma oportunidade única para procurar resolver uma grande parte das necessidades básicas europeias da reentrada a partir da órbita baixa, consolidando a experiência e os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de qualquer futuro sistema de reentrada europeu, em especial o desempenho aerodinâmico e a característica aerotermodinâmica da fase de reentrada, os materiais de proteção térmica e o sistema de controle, orientação e navegação," declarou Giorgio Tumino, diretor do projeto IXV da ESA."

A empresa Thales Alenia Space será responsável pela concepção, desenvolvimento e integração do veículo e liderará uma equipa composta pelas maiores indústrias europeias e integrada nas universidades e nos centros de investigação da Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Holanda. A entrega do veículo à ESA está planejada para o fim de 2012.

1 Comentários:

Responder

O espaço me fascina, gostaria muito de ver o projeto se tornar realidade logo.
Vou adorar assistir.

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More