segunda-feira, 1 de junho de 2009

A História da empresa Nike - Just do It.



Empresa: NIKE Inc. Faturamento: 16 Bilhões de Dólares 30 mil funcionários

A verdadeira empresa nasceu em 1972 através de um treinador de atletismo universitário, Bill Bowerman e seu sócio Phil Knight, que efetuaram várias experiências com a torradeira elétrica na casa de Bill, usando materiais como cimento, borracha a fim de descobrir uma sola melhor adaptativa a performance desportiva e ao bem estar. Com resultados bastante satisfatórios, começou a ser-lhe cobiçados, cada vez mais e mais pares, assim se fez a Blue Ribon Sports, que mais tarde vinha a se chamar Swoosh e mais tarde Nike (inicialmente uma linha da marca Swoosh).
A empresa tirou seu nome da deusa grega da vitória, Niké.



O chamado Swoosh, logomarca tão popular é um desenho gráfico criado por Carolyn Davidson em 1971 e vendido por apenas U$35 à empresa.

A Nike é a Líder mundial em vendas de material esportivo e na Europa a segunda maior, perdendo apenas para a alemã Adidas / Reebok em países como França, Espanha e Alemanha e na Grã-Bretanha perdia para marca local Umbro., mas a Nike compou em 2007 a Umbro por 580 milhões de dólares

Reebok foi adquirida pela Adidas em 2005 em busca do mercado perdido para a Nike.
Jogadores

A Nike patrocina muitos jogadores de futebol, basquetebol entre outros esportes. A sua principal fonte de propaganda é sem dúvida o jogador de futebol Ronaldo, que foi o primeiro jogador de futebol do mundo, a ser patrocinado pela empresa Nike.
 O primeiro atleta a ter um contrato com a nike foi o jogador de basquete Michael Jordan, que hoje a própria Nike fabrica acessorios esportivos da linha Air Jordan.
 
Steve Jobs - ( APLE,  NIKE)

A Nike em 2006 fez um feito para concorrer com suas rivais Adidas, Mizuno e Asics. Lançou o Nike+ para concorrer com o Adidas1.1. Para isso, foi firmada uma parceria com a Apple, usando seu modelo mais popular de iPod, o iPod Nano. O aparelho monitora as passadas e performace do usuário e as registra no computador para que possam ser comparadas. Além disso, a Nike, introduziu uma linha de camisas projetadas com bolsos especiais na manga ou no tronco com as dimensoes do pequeno aparelho da Apple. Entretanto para concorrer com a dobradinha, no início de 2008 a Samsung e a Adidas se uniram para criar o primeiro rival da tecnologia Nike+iPod, que permite aos seus usuários integrar seu calçado ao seu tocador portátil na hora de fazer exercícios e avaliar seu desempenho. A resposta da Samsung foi batizada de miCoach, um sistema que combina o telefone miCoach com um monitor de batimento cardíaco e um sensor que dá respostas precisas sobre atividades físicas. Será permitido transmitir dados para o website miCoach.com, que ajudará no planejamento de exercícios. A Sony Ericsson também passou a equipar sua linha Walkman(W), com acelerometros e aplicativos em prol de monitorar as passadas de seus usuários. Para manter a competitividade ante aos concorrentes a Nike e Apple acabam de lançar uma pulseira chamada Nike+ SportBand, na qual a presença de um iPod Nano se faz desnescessária, além de uma opção mais em conta.

0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More