segunda-feira, 1 de junho de 2009

A GM Faliu ?

GM pede concordata nos Estados Unidos
Colapso de montadora é a maior quebra da história industrial do país.
A Maior montadora americana, GM, pediu concordata no Estados Unidos com dívidas que somam 173 bilhões de dólares, o governo apoiou e se tornará dono de 60% da empresa, porém não tem interesse em administra-la, outra parte, cerca de 12,5% ficara cm o governo canadense, 17,5% com o sindicato e 10% com os credores.
A empresa que chegou a ser a maior empresa do mund e hoje é a segunda maior do setor, perdendo somete para a Toyota, vem caino dese os anos 80.
Será feito um pacote de 30 bilhões de dólares para recuperar a empresa somando cerca de170 bilhoes já aplicados pelo governo norte-americano.
Haverá mais de 20 mil demissões e 12 fábricas fechadas no país.


O presidente Barack Obama dará uma entrevista coletiva à imprensa nesta tarde, detalhando o futuro da GM. Em seguida, o diretor executivo da empresa, Fritz Henderson, deve falar com os jornalistas. A montadora, que já recebeu US$ 20 bilhões em ajuda do governo desde o ano passado, afirmou em um comunicado que suas dívidas somam US$ 173 bilhões. Atualmente, a GM emprega 173 mil pessoas nos Estados Unidos, Canadá e México. É possível que a GM feche fábricas em vários países, ameaçando a existência das subsidiárias Pontiac, Saturn, Hummer e Saab - a última marca da GM na Europa.
O braço europeu da montadora provavelmente ficará de fora do pedido de concordata, depois de uma oferta feita pela fabricante de autopeças canadense Magna International pelas marcas europeias da GM, Opel e Vauxhall. A empresa deve sair da concordata dentro de 60 a 90 dias.

O pedido de concordata da GM seria o terceiro maior do tipo na história dos Estados Unidos, depois do colapso do banco Lehman Brothers e da gigante de telecomunicações WorldCom.


0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More