quinta-feira, 23 de abril de 2009

Tecnologia: Os10 inventos que mudaram o mundo

Inventos que mudaram o mundo

O Blog Colunas de Hércules posta hoje as 10 invenções que mais mudaram o mundo, um grupo de 20 cientistas ingleses elegeu as invenções tecnológicas que mais mudaram a forma como a humanidade vive e interage na atualidade.

A ordem é aleatória e a lista é discutível, como todas as outras. E os critérios não se baseiam necessariamente nos benefícios que estes inventos trouxeram à humanidade e sim no modo em que mudaram os costumes de vida da humanidade.


Então vamos a elas:
1 - Dinheiro Eletrônico


Esse invento deixou o velho talão de cheques obsoleto ao trazer mais conveniência e segurança para as transações comerciais, além de permitir a efetuação de compras em qualquer lugar do mundo, cartões internacionais, vendas onlines, parcelamentos, etc. Por outro lado, trouxe as fraudes na internet e contribuiu para a crise global do crédito. Mas é o melhor meio de comprar, uma forma prática e segura.
2 - Tênis

Esses confortáveis calçados são bem mais antigos do que aparentam. Os primeiros apareceram em 1832, porém os tênis confortáveis de corrida mesmo foram criados em 1892 pela Goodyear Metallic Rubber Shoe Company, o tênis se popularizou nos anos 70 e passou de acessório esportivo para ícone de moda.

3 - Redes Sociais

Juntos, sites de relacionamento como Orkut, MySpace e Facebook reúnem milhões de internautas no mundo todo. Eles mudaram a forma como as pessoas se comunicam e permitiram que pessoas reencontrassem velhos amigos ou até fizessem novas amizades - mesmo que do outro lado do mundo. Inclusive se você tiver TWITTER e quiser me seguir clique AQUI ou procure por @Adriano_no

4 - Micro-ondas


Não aquele que você usa em casa, mas sim as ondas eletromagnéticas, utilizadas hoje em telefones celulares, satélites televisivos e banda larga de internet sem-fio. Mudou a comunicação mundial.
5 - Mensagens de Texto

Além de ser uam forma masi barata de se comunicar através de mensagens breves e instantâneas, elas criaram um novo vocabulário, muitas vezes incompreensível para os não iniciados. De abreviações intuitivas como "vc", "blz" e "t+", foram adotadas expressões gringas como "LOL" e "TTYL", que exigem um pouco mais de imersão.
6 - Tecnologia GPS


Concebido em 1978 para o sistema de navegação militar americano, o Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global, passou a ser usado nos mais diversos âmbitos. Hoje, é encontrado em carros, aeronaves e até celulares. Porém, muito utilizado pela industria bélica.
7 - Código de Barras

Atualmente, ele é encontrado em qualquer produto de supermercado e, só por isso, já é possível ter uma boa ideia da mudança que trouxe à forma com que fazemos compras. Com um simples lampejo de laser, essas barrinhas criadas há 60 anos hoje dão acesso instantâneo a diversas informações sobre um produto, desde preços até disponibilidade em estoque.

8 - Alimentos Pronto (Congelados e Fast Foods)


Acompanhando a tendência dos Fast Foods, essa invenção ganhou força na década de 70 e mudou os hábitos alimentares de famílias inteiras - para o bem ou para o mal. Apesar de facilitar a vida agitada daqueles que não têm tempo ou não sabem preparar suas próprias refeições, a comida pronta, geralmente congelada, também trouxe mudanças negativas. Entre elas, o costume de comer em frente à TV e o consequente aumento dos índices de obesidade.
9 - Playstation


10 - Walkman Sony

Mais um produto SONY na lista inglesa. O tocador portátil de áudio lançado em 1979 mudou a forma como ouvimos música. Foi graças a ele que as pessoas passaram a escutar suas bandas preferidas em fones de ouvido, sem obrigar os outros a ouvi-las também. O sucesso do Walkman pode ser sentido na proliferação de seus descendentes, como o popular iPod, que, por sua vez, revolucionou a industria da música mundial.

Quem já teve a oportunidade de brincar nesse videogame sabe por que ele foi incluído na lista. Lançado em 1994 pela Sony, o console já era mais potente que muitos computadores domésticos. Seus sucessores, o Playstation 2 e 3, também se tornaram sucesso de vendas, contribuindo para o fato de indústria dos videogames render hoje mais do que a indústria do cinema.

Bom são eles, se você não concorda com a lista, então imagine-se utilizando cheques para ir de sapatos ao supermercado caminhando sem poder ouvir músicas, comprar comida que você terá que cozinhar, porém leva horas já que não existem os códigos de barras..rs...e enquanto você cozinha, você joga atari, aquele jogo divertido de corrida que não tem fim... e por ter perdido o dia todo para comer, não vai dar tempo de você ir aos correios enviar uma carta para seus 250 amigos que você teria se tivesse ORKUT, Celular e Msn... rs


Qual invenção você colocaria nessa lista??

20 Comentários:

Responder

Dinheiro de plástico (cartão) é a ruina de mtos.. hahahahaha

Responder

Para mim, o tênis, cartão de crédito, redes sociais, telecomunicações em geral, mp3 e códigos de barras são as invenções mais brilhantes dessa lista. ^^

Playstation é meio inútil, embora muito amado. hehe

Responder

Olá Adriano, primeiramente quero agradecer sua visita no meu blog e, se for possível, ser seguidores mútuos, pois nossos blogs são diferentes mas interessam a ambos...

Das coisas que mudaram o mundo, acho que a mais importante é a rede social e também a internet, pois sem elas, provavelmente não teríamos a chance de expor nossas ideias e compartilhar...

Abraços!

http://tempo-horario.blogspot.com/

BRUNO

Responder

Bom blog!
Não deixe de comentar: www.bloguei.com.br

Responder

Querido amigo avassalador...
Faltou colocar o telefone convencional mesmo... e o sistema de Delivary!

Responder

tecnologias que hoje não vivemos sem né? muito interessante o post!

Responder

tecnologias que hoje não vivemos sem, muito interessante o post!

Responder

Muito , muito, muito bom!!!!
Vou pensar numa invenção aqui e depois volto a comentar.
beijão

Responder

A 'água encanada'!
\o/

http://adytaness.blogspot.com/

[ Visite-o ]

Responder

iPod por ter inovado incrivelmente o conceito de música, fazendo com que a nossa geração seja a que mais ouve música na história!

E o Google por ter transformado de uma vez por todas o nosso acesso a informações. Muitos fazem dele um professor, médico, conselheiro... e as possibilidades são infinitas!

Responder

A maior criação foi o miojo!!! Um macarraozinho gostoso e rápido.

Responder

Olá!
Eu concordo com a lista e fiquei aqui me imaginando hoje, exceto pelo Playstation (meus filhos me contestaram aqui...rsrs), sem um desses facilitadores da vida moderna.
Parabéns pela abordagem.
Grand beijo,
Jackie

Responder

É, algumas pessoas contestaram o Playstation, mas se pergntarmos para a geração mais nova eles colocariam essa invenção em primeiro lugar, pois mudou completamente os costumes dessa galerinha, o que antes era diversão (bolinha de gude, peão, corda, pipa, avião de papel, etc) hoje está apagado dos arquivos...rs

Responder

@douglasfert Concordo, inclusive hoje foi anunciado que a Sony, após 31 anos, não irá mais fabricar WalMan com tocador de fita K-7. Está decretada a morte desse tipo de aparelho.

Responder

@ L! .. hehehehe acho que esse sistema não foi inventado nesse sécul, talves tenha sido inventado no Egito, águas vindas do rio Nilo :)

Responder

@ Jackie Freitas .. realmente o Playstation mudou a vida das mais novas gerações..rs similarmente para nós foi o Atari, Super Nintendo e Mega Driver.

Responder

Playstation não faz minha cabeça, não jogo, porém para quem curte deve ter sido realmente uma grande invenção. Os demais eu uso e tambem concordo serem otimas e viaveis invenções.

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More