quarta-feira, 15 de abril de 2009

(Tec) A TV Digital: Entenda essa nova era da informação



A TV Digital: Entenda essa nova era da comunicação.


Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de recepção de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho - o televisor - que recebe também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão . O televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.
A TV analógica persiste economicamente, socialmente, cientificamente, politicamente, tecnologicamente, comercialmente e qualquer outro advérbio terminado em "mente" será afetado por essa nova forma de ver TV. A TV analógica persiste desde as experiências com disco de Nipkov1, considerando por muitos como o inventor da TV. A única novidade foi a introdução das cores, em 1950 nos Estados Unidos; no Brasil elas chegaram no dia 19 de fevereiro de 1972, com a transmissão da Festa da Uva diretamente de Caxias do Sul. Eram apenas 500 televisores coloridos recebendo a transmissão
Mas agora mudou!, estamos na era digital ! Não vamso deixar de assistir o nosso programa preferido oprque há um secador de cabelos ligados, ou porque tem gente fazendo algo no liquidificador, agora não haverá mais interferências, na verdade pra assistir TV não precisaremos nem mesmo estar dentro de casa a TV agora está em todos os locais e aparelhos, com qualidade digital.
Por esse motivo o Blog Colunas de Hercules resolveu inaugurar a coluna Tecnologia & Inovações com esse tema que irá mudar a vida dos brasileiros assim como mudou dos europeus, norte-americanos e japoneses.
O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD) foi desenvolvido com base no sistema japonês Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial (ISDB-T) e tecnicamente conhecido como ISDB-TB, então vamos às questões:

1- O que é a TV Digital?
Resposta: Na década de 1981, o consórcio Hi-Vision Promotion Association passou a operar o serviço Digital Hi-Vision Broadcasting durante uma hora por dia, que era a HDTV em sua fase inicial. O serviço foi lançado oficialmente em 1 de Dezembro de 2000 e já é recebido por mais de 14 milhões de aparelhos, ou um terço dos domicílios do Japão.
A TV Digital é uma nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão, que proporcionará gratuitamente ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma série de novos benefícios, tais como ver televisão quando em deslocamento e interagir com os programas. Porém nem toda transmissão será em HD (alta definição) ela poderá ser padrão, mas sempre sem ruidos na tela.

2- O que muda com a transmissão digital??
Resposta: Com as transmissões digitais, a televisão terá uma imagem sem fantasmas ou chuviscos, nítida, com som comparável ao de um CD. Além desses são vários os benefícios que a TV Digital trará ao espectador:
  • Alta Definição: Programas poderão ser transmitidos em formato e qualidade de cinema, a chamada tela de cinema, ou 16:9 onde poderemos ver amis detalhes da tela e em transmissões esportivas trará a sensação de estarmos assintindo direto do local do evento.
  • Som Multicanal: À similaridade do que ocorre em DVDs, o som poderá ser surround 5:1, conhecido na mídia como som de CD.
  • TV Móvel e Portátil: Haverá a possibilidade de assistir TV dentro de carros (ou ônibus, trens, barcos etc) em movimento, sem que a imagem ou o som falhe. Pode também assistir em celulares, PDAs, PALMs, Notebooks, Lap tops etc.
  • Múltiplos Programas: Também será tecnicamente possível para a emissora transmitir mais de um programa simultaneamente, ou então, diferentes tomadas da mesma cena de forma que o telespectador escolha a que mais lhe aprouver.
  • Interatividade: As emissoras poderão também disponibilizar ao telespectador informações adicionais sobre a programação, tais como dados sobre os atores do filme sendo apresentado, resumo do que aconteceu na novela até o capítulo anterior, notas sobre o time que está jogando etc. Para ver essas informações adicionais, o telespectador interagirá com seu conversor digital ou com seu televisor já integrado.
    Ligando seu conversor digital ou seu televisor integrado a uma rede de telecomunicações, como por exemplo uma banda larga, um modem de telefonia fixa ou móvel, poderá desfrutar do que chamamos de interatividade completa, interagindo diretamente com o programa e, por exemplo, votar em enquetes ou participar de games
3- O que eu preciso para receber o sinal digital em casa, com alta definição e todas as funções disponíveis por essa tecnologia?
Para receber o sinal digital em sua casa existem duas formas, a primeira é utilizar o seu próprio televisor e comprar um conversor digital, a sua imagem passará a ficar limpa e o som com melhor qualidade, sem ruidos e chiados. Agora para usufruir da imagem em HDTV, alta definição, e som com alta qualidade, você precisará de um aparelho específico Full HD e com conversor embutido. São as novas Tvs de Plasma e LCD.

Bom é isso, a Tv digital está no brasil desde 2007, e logo será adotada por outros países da América Latina.
A expectativa é que futuramente nós telespectadores poderemos interagir cada vez mais com a TV, marcando consultas médicas, comprando produtos pela TV, enviar mensagens, participar de jogos e de outras novidades qeu virão a acontecer.
Mas para isso o consumidor terá de esperar o término da especificação técnica que possibilitará a utilização do Ginga, plataforma de middleware de interatividade desenvolvida por universidades brasileiras. Para garantir que o Ginga estará livre do pagamento de royalties, o Fórum SBTVD assinou um acordo com a Sun Microsystems para, juntos, desenvolverem essa especificação utilizando a tecnologia Java em código aberto.
São muitas as possibilidades de interatividade e várias empresas estão trabalhando no desenvolvimento de aplicações que vão possibilitá-las. Em breve os usuários, utilizando o controle remoto, poderão responder a testes, obter informações sobre programas, comprar produtos anunciados, participar de enquetes, realizar operações bancárias etc.
Além disso, a adoção de uma plataforma nacional de middleware de código aberto, como o Ginga, possibilitará a geração de empregos com mão de obra qualificada, incentivo à pesquisa e desenvolvimento, fortalecendo e expandindo o mercado de software e conteúdo interativo no Brasil, mercado esse de alto conteúdo tecnológico e de alto valor agregado.
Por enquanto o que temos é a melhor imagem e melhor som disponível, isso já é um enorme avanço se pensarmos que há alguns anos nós colocavamos esponja de aço nas antenas para capitar o sinal e ainda víamos fantasmas e cores invertidas, e as vezes até captávamos o rádio da polícia em algum canal chiado :)

Assista esse video em HDTV - Alta Definição





Links:
http://www.dtv.org.br/

2 Comentários:

Responder

gostei, bastante informativo..
ainda não estou nesse mundo da tv digital, mas pretendo estar.

http://sasdelli.blogspot.com/

Responder

mto maneiro seu blog...
Eu já fui na rede globo para aprender sobre tv digital numa excursão. Foi muito maneiro, essa tecnologia será a única forma de transmissão à partir de 2018


Abraços

Otimização de recursos e serviços.
http://menosbits.blogspot.com/
O jeito inteligente de se usar a internet.

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More