quinta-feira, 16 de abril de 2009

A incrível história da Coca-Cola - Fatos e Curiosidades

Para inaugurar a coluna escolhemos uma empresa que surgiu de uma invenção simples que dominou o mundo, e hoje esse liquido é consumido no mundo numa quantia de 1,4 bilhões de copos por dia. Em 1886, ano em que foi apresentada pela primeira vez ao público, na Jacob's Pharmacy em Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola conquistou a preferência do consumidor e inaugurou a trajetória de um grande sucesso mundial.
Hoje, a Coca-Cola Company está presente em mais de 200 países e responde por mais de 400 marcas de bebidas não-alcoólicas, entre estas, quatro das cinco marcas mais consumidas no planeta: Coca-Cola, Coca-Cola light, Fanta e Sprite.
Eu poderia listar milhares de fatos curiosos sobre essa empresa de sucesso, mas irei destacar os que eu mais gosto:

O inventor dessa bebida não tinha idéia do que ele tinha trazido para o mundo, sua empresa vendia em torno de 9 copos por dia, e após 100 anos já havia produzido mais de 38 bilhões de litros. Ele vendeu a empresa por aproximadamente U$2.300,00.
A Coca Cola é também referencia em marketing, ela criou a primeira garrafa de vidro, e logo fez uam com o formato conhecido até hoje. A idéia do presidente da empresa era de criar uma garrafa com um formato inesquecível, que se você visse a sombra dela, ou apenas um pedaço do vidro, você saberia que era uma garrafa da marca. então ele propôs um concuros, e o vencedor foi uma garrafa inspirada no formato da fruta Cacau, e logo foi adaptada para o formato de um corpo de uma mulher e assim está até os dias de hoje.


A empresa foi a primeiro multinacional a vender no mercado chinês




A fórmula da Coca-Cola está guardada no cofre do banca Sun Trust, em Atlanta.

A Coca-Cola é a marca mais conhecida no mundo segundo a revista Business Week.

A publicidade da empresa é muito eficiente, por exemplo, foi ela que criou a imagem do Papai Noel barbudo, com gorro e roupa vermelha que conhecemos hoje, e também os sacos de presentes, em uma de suas campanhas de natal.

 
Veja abaixo um resumo em imagens da história da Coca-Cola





LINKS:http://www.cocacolabrasil.com.br/

Documentário: A história da Coca-Cola
Documentário que conta a História da Coca-Cola desde sua criação.
Recomendado. Muito intressante a históra. O mais empolgante é que é tudo real. Não é ficção.


Siga no Twitter: @adriano_no
Em 1985 aconteceu a primeira mudança na fórmula original do produto em 99 anos de existencia, e esse fato foi classificado como " O maior erro de marketing da história"... o que fez com que a companhia voltasse à formula original que permanece até hoje.
Durante a segunda guerra mundial a Coca-Cola determinou que a garrafa fosse vendida por 5 centavos para qualquer combatente norte-americano.

16 Comentários:

Responder

Querido amigo avassaladora...
Belissimo trabalho de pesquisa! lindo mesmo.

Responder

otimo post
faco administracao e vou seguir o blog!!!!!
tem mais uma curiosidade nao sei s procede
mas dizem que a coca cola para vender na alemanha na segunda guerra lancou a fanta, pois um produto americano nao podia vender por la, e s fosse fanta nao ia aparecer a imagem da coca
mto legal o blog vou seguir
se puder
http://t-crespi.blogspot.com
vlw

Responder

Primeiraente muito obrigado pelo comentário lá no meu blog...
Realmente, negócios não é uma coisa que me atrai, porém gosto muito desssas inovações na tecnologia, acho interessante...
Mas sobre o seu texto sobre a Coca-cola, mto bom, gostei muito, aliás procuro insanamente o download da história da Coca na net, mas infelizmente ainda não o encontrei, e parabens o Blog é muito bacana!!

Grande abraço!

www.therafas.blogspot.com

Responder

Caramba, amei esse blog, eu não fazia idéia de nada da história da coca-cola, só sabia que foi a melhor invenção de todas hehe
mas muito bom mesmo, informativo.
Se der passa no meu blog, que nem é tão interessante... mas, adoraria umas dicas!

Responder

Nossa meu, muito legal, a coca-cola é um exemplo de empressa completa, tudo que fazé bem feito!parabéns!

Responder

Olá Adriano!
Muito obrigada por visitar meu blog.
Vim dar uma passada por aqui, e adorei o seu blog. Muito bem montado e com conteúdo útil.
Eu gostaria de fazer parceria. Você aceita?
Se sim, tenho informação sobre o Mc Donalds que talvez você quisesse por em seu blog. Fiz um trabalho sobre isso, e tenho toda a história, desde a fundação até os dias de hoje.
Para melhor contato, pode me mandar um e-mail para dhattum@hotmail.com
Virei sua seguidora, e se você aceitar a parceria, posso colocar seu banner ou link no meu blog.
Abraços, Diana Hattum.

Responder

Interessante sua pesquisa.Eu mesma fiquei surpresa com a história. Parabéns continue postando!

http://vic-vivendo.blogspot.com/

Responder

muito legal a historia do refri....gostei do teu blog, bem bacana!!!!
parabéns.

Responder

Excelente post meu amigo, ainda mais pra mim que sou viciado em coca cola.... post bem completo e interessante... conteúdo de primeira :0)

Responder

Muito Legal o post cara ! =D
melhor refri que tem ! *-*
haha :D parabéns mesmo pelo blog , ta show !

Abração !

www.naointendo.com.br

Responder

Meu deus, foi vendida por U$2.300,00!!! o.o
Impressionante. AMEI o post, muito bom
aliás, a proposta do blog é ótima, parabéns!
Vou te seguir aqui com o Filhas da PUC, ok?
.
www.filhasdapuc.blogspot.com

Responder

Não gosto muito da Coca-Cola, mas a empresa tem uma história e tanto.

Post explicativo e bastante interessante.

Parabéns pelo cuidado com o blog, está ótimo!

Vou seguir. :)

Abraço.

Lucas M.
(http://discorro.blogspot.com/)

Responder

Nossa eu não sabia que a coca cola era tão importante assim, muito bom saber disso tudo!

Responder

Parabéns pelo blog, adorei essa matéria da coca cola. Engraçado, você não disse que para se fazer a bebida ter um sabor tão sensacional, é necessário a folha de coca, que hoje é descocaínada. Parabéns pelo blog.

Otimização de recursos e serviços.
http://menosbits.blogspot.com/
O jeito inteligente de se usar a internet.

Responder

po cara muito bom o seu blog de parabens mesmo ,altamente informativo ,vo favoritah aqui pra mim dah uma olhada, lah no meu blog eh todo dia atualizações ,7~8 posts por dia, pode passa lah direto ,abrass cara
www.naointendo.com.br

Responder

Huum, parabéns pela reportagem, vou assistir esse documentário sobre a coca-cola.

estou te seguindo.
beijos e passa no meu dps

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More