sábado, 28 de março de 2009

A Revolução GOOGLE !

Google, o maior site de pesquisas do mundo hoje, após 10 anos de sua fundação, tornou-se o maior exemplo de sucesso no mundo do empreendedorismo na internet.
A idéia de melhorar sistemas de busca online, feita através de um trabalho de doutorado acabou sendo um utilitário indispensável para quem quer navegar na rede, seja por diversão, entretenimento, estudo ou trabalho.
A empresa que começou em uma garagem, fundada com apenas três funcionários, hoje possui mais de 20 mil e já alcançou lucro líquido anual superior a 3,5 bilhões de dólares.
O que começou com uma ferramenta de busca, hoje possui dezenas de ferramentas desde o Gmail, um e-mail com grande espaço disponívels, o Blogger que é esse serviço que você está utilizando agora, até o Google Earth que te faz viajar para qualquer lugar do mundo.
Entre essas ferramentas existem muitas que hoje em dia possuem tantos usuários quanto o próprio Google Search. Orkut, YouTube, Gmail, Google Maps, Google Toolbar, etc.
Pra impressionar ainda mais , o Google possui hoje a quantia de 20 PETABYTES de dados processados por dia. Só para dar uma idéia, um petabyte são 1024 TERAbytes, ou se preferirem, 1.048.576 GIGAbytes.

Um breve histórico desssa jornada vencedora, com os principais fatos ocorrido nesss anos:

1998: o Google é fundado oficialmente por Larry Page e Sergey Brin após receberem um cheque de 100 mil dólares destinados à Google Inc. (que ainda não existia), a Idéa de Larry era que a empresa chama-se Googol, que significa o número 1 seguido de cem zeros, mas quando esse nome foi passado para o nivestidor, ele escreveu "Google" no cheque, o que os obrigou a ficar com esse nome.

1999: o Google recebe seu primeiro grande investimento um aporte de 25 milhões de dólares de investidores de risco.

2000: lançado o Google Directory, um diretório de links que é tido como um dos primeiros serviços do Google além do sistema de busca.Além diso foi fechado um acordo cmo a Yahoo e o a Google indexou seus resultados de busca, isso resultou numa ampla divulgação da marca.
A idéa era licenciar sua tecnologia, assim como foi feito com a Yahoo, mas a idéia não trouxe os resultados esperados, então começaram a exibir banners e publicidades, resultando na criação do Google AdWords

2001: o Google compra uma empresa chamada Deja News, cuja tecnologia foi incorporada ao serviço que hoje nos é apresentada como Google Groups e ainda lança um buscador de imagens. Ainda nesse ano Eric Schmidt, que até então trabalhava com CEO da Novell, assume o cargo de diretor executivo do Google. Page e Brin tiveram certa relutância em disponibilizar esse cargo, mas o “aconselhamento” de investidores serviu de base para a decisão. Hoje, Schmidt, Page e Brin são os nomes mais importantes do Google.

2002: surge o Google News, serviço que agrega de maneira automatizada links para notícias do mundo inteiro. Apesar de não ser muito popular, é considerado indispensável por quem o utiliza regularmente.

2003: o Google comprar o Blogger, até hoje, um dos serviços de blogs mais utilizados do mundo e ainda implementa meses depois o serviço AdSense, que exibe anúncios publicitários em sites de uma rede de parceiros. Além de elevar a receita da empresa, o Google AdSense serviu para alavancar as finanças de uma infinidade de sites no mundo inteiro.

2004: o Google lança o Orkut, a rede social que virou febre no Brasil, mas que, tempos depois, se mostrou um fracasso em outras partes do mundo. Seguindo o Orkut, o google lança oficialmente o Gmail, seu revolucionário serviço de e-mail como 1 GB de capacidade. No início, era necessário ter convite para criar uma conta, assim como no Orkut.Outro acontecimento imoprtante nesse ano foi o Googleter lançado ações na Bolsa. O custo inicial de seus papéis era de 85 dólares. Hoje, cada ação tem valor próximo a 450 dólares.

2005: o Google anuncia o serviço Google Maps, baseado em tecnologia da empresa Where2, comprada no ano anterior, e então lança o programa que permite a qualquer pessoa ver o mundo na tela de seu computador: o Google Earth. Essa incrível ferramenta é, na verdade, oriunda da Keyhole, empresa comprada pelo Google em 2004. Ainda em 2005 foi disponibilizada a primeira versão do comunicador instantâneo Google Talk. O serviço não se torna muito popular, mas consegue uma boa base de utilizadores ao ser adicionado à interface do Gmail e Orkut.E Vinton Cert, um dos criadores da internet e atual vice-presidente do Google, passa a fazer parte do alto escalão do Google.

Sede do Google - Vista pelo Google Earth
2006: o Google se envolve no que se tornou uma de suas maiores polêmicas: a aceitação de condições de censura impostas pelo governo chinês em sua atuação na China. Nesse ano o Google comprou o Writely, editor de textos on-line que, após várias mudanças, deu origem ao Google Docs e também comprou o You Tube, um negócio que envolveu o incrível valor de 1,65 bilhão de dólares.

2007: em um negócio envolvendo 3,1 bilhões de dólares, o Google anuncia a compra da Double Click, notícia que afetou os ânimos da Microsoft e também nesse período o Google anuncou oficialmente o projeto Android, uma plataforma para dispositivos portáteis.

2008: o Google lançou o Google Health, serviço até certo ponto polêmico e que se propõe a servir de base de informações médicas para seus usuários. Também em 2008 o google fecha um ótimo acordo com a Yahoo para exibir publicidade contextual nas páginas de resultados de busca deste último. A iniciativa é vista como uma manobra do Google para dificultar a tentativa da Microsoft de adquirir o Yahoo!. E para continuar entrando em outros mercados relacionados à rede o Google entrou para a briga dos navegadores de internet ao lançar o browser de código aberto Chrome.

2009: O google este ano já lançou ferramentas incríveis, como o Ocean in Google Earth que permite os usuários a explorar as profundezas dos oceanos. O Google Latitude, que permite localizar pessoas através do celular e o Google PowerMeter que é uma ferramenta de controle de consumo de energia elétrica.

Filme
Google! 10 Anos

Um vídeo produzido pelo escritório do Google no Reino Unido mostra os 10 anos de história da maior empresa da era da internet resumidos em apenas 2 minutos, mas que vai desde o lançamento do buscador até os dias atuais, vale a pena conferir, clique aqui. (You Tube)


Links úteis:

Lista de produtos do Google


"Se existe, tá no Google!"
Frase Popular

1 Comentários:

Responder

Excelente histórico! Gostei bastante desta informação, parabéns por sua determinação em passar informações interessantes.

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More