segunda-feira, 30 de março de 2009

A crise está te afetando?


Há mais de um ano o mundo só fala dela, em todos os jornais, ou melhor, em todos os canais de comunicação, seja online ou no dia-a-dia conversando com amigos naquela padaria que tomamos café da manhã:

- Nossa, você viu aquela montadora americana que demitiu o presidente? Se o governo não ajudá-la ela vai falir.
- É amigo eu vi, e você ficou sabendo que o governo americano emprestou bilhões de dólares para aquela financiadora?
-Nossa, a crise tá feia né? tem muita gente desempregada. Ainda bem que eu continuo com o meu emprego, a crise está passando longe de mim, graças a Deus.

Muitas pessoas pensam dessa forma, assistem diariamente nos noticiários que a crise afetou mais uma grande empresa, que a cada dia o número de desempregados no mundo está aumentando, mas acha que com si próprio nada aconteceu, a crise não o afetou.
Eu estou dedicando esse post justamente a esse tema: Como a crise está afetando você brasileiro? Não sabe? Então fique de olho !!!
O governo brasileiro vem afirmando que o País está preparado para lidar com a crise que tomou conta do sistema bancário americano. É tido com certo, porém, que nenhum país não está imune.
Para nós brasileiros é fácil entender que a crise chegaria a nos afetar, pois se está afetando os estrangeiros, que são os investidores da bovespa, nossos compradores de matéria prima, resumindo, se as pessoas que investem e colocam dólar no nosso país estão em crise, então nós também estamos. Se as multinacionais que possuem sub-sedes no nosso território e empregam milhares de brasileiros estão em crise, então nós também estamos. é como um efeito dominó, todos estamos interligados.



A Bolsa de Valores de São Paulo foi a primeira a sentir os impactos da crise. A bolsa brasileira acaba sendo ainda mais castigada pelo fato de estar baseada em um país emergente, o que, aos olhos do investidor estrangeiro, significa maior risco.


O agravamento da crise fez com que a moeda americana subisse. Dólar mais caro é prejudicial para os importadores e também para brasileiros que pretendem viajar para o exterior.
Há, ainda, um efeito indireto sobre a inflação, já que o dólar mais caro acaba encarecendo diversos produtos, pressionando a inflação para cima.
O Banco Central deu sinais de que, se dólar continuar nesse nível, será obrigado a dar continuidade ao aumento dos juros, apesar da crise.
As empresas brasileiras, principalmente as exportadoras, vêm sentindo as conseqüências da escassez de crédito no mercado bancário internacional.
O fato preocupa o governo, já que metade das exportações brasileiras - o equivalente a US$ 100 bilhões - é financiada por bancos no exterior.
O volume de crédito para exportação revelou-se 32% menor do observado em abril do ano passado, antes da crise.
O governo brasileiro afirmou que está formulando um plano para ampliar as linhas de financiamento ao exportador.
O governo também já admite uma freada no PIB, prevendo algo em torno de 3% e 3,5%. Ao preparar o orçamento de 2009, em agosto, o governo havia previsto um PIB 4,5% maior.

Então, você pôde perceber de um forma simples que a crise realmente está afetando o mundo todo.
O café da padaria já está mais caro, a sua viajem para o exterior será adiada, produtos importados, computadores, carros, eletronicos em geral estão subindo a cada dia junto com o dólar. Os bancos não estão oferecendo crédito fácil. a bolsa só cai e junto com ela as empregos dos brasileiros.
Empresas estão cortando vagas.
O mundo inteiro está em crise. Precisamos abrir os olhos e começarmos a criar políticas favoráveis contra a crise, pois como vimos no ultimo post sobre a crise, junto com os prejuizos, virão muitas oportunidades principalmente para os países mais pobres.

"O bater de asas de uma borboleta em Tóquio pode provocar um furacão em Nova Iorque."
Teoria do caos

0 Comentários:

Postar um comentário

Um bom blog não se faz pela quantidade e sim qualidade de seus leitores, só comente quando você realmente ler a postagem.

Deixe seu link no final do comentário caso queira me mostrar o seu blog, irei visitar, comentar e se gostar seguirei também.

Siga-me no Twitter: @c_hercules

TOP 10 POSTAGENS MAIS LIDAS

Receba nossos artigos por e-mail:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More